Caverna de Adulão

Letter C Word Caverna de Adulão Version Versão

Compartilhe:

Caverna de Adulão na Bíblia

Adulão é o nome de um local citado nas escrituras sagradas no Antigo Testamento. Este foi o mesmo local em que Davi ficou escondido quando fugiu da grande perseguição do Rei Saul que desejava matá-lo. 

Adulão foi uma cidade caneta e se encontrava no mesmo território de Judá. Esse local também era conhecido como “Sefelá”. Para a maioria dos teólogos o termo adulão significa “ refúgio”. Nesta caverna além de Davi, ficaram todos os seus homens de Davi e também estavam sendo perseguidos pelo Rei Saul.

Adulão na Bíblia

Podemos ler e conhecer sobre azulão e outras cidades de Canaã lendo Josué 12:15; E também Josué 15:35. Esta foi uma cidade fortificada pelo Rei Roboão, assim como está escrito em 2 Crônicas 11:7.

“E Roboão habitou em Jerusalém; e para defesa, edificou cidades em Judá. Edificou, pois, a Belém, a Etã, e a Tecoa, E a Bete-Zur, a Socó, a Adulão,

Existem pelo menos 2 Salmos que citam a história de Davi nesta Caverna.

  1. Salmo 57: esse Salmo é um hino que Davi cantou quando fugia do rei Saul.
  2. Salmo 142: uma oração que Davi fez enquanto estava em uma caverna, provavelmente a mesma Caverna que se escondeu do Rei Saul.

Davi na Caverna de Adulão

Depois de servir ao Rei Saul durante muitas vezes no palácio, Davi, que foi o rei ungido por Samuel, aguardou pacientemente o momento exato em que Deus o permitiria se ele Rei sobre todo aquele povo.

Mas o tempo passava e o rei Saul perseguia Davi com muito mais vontade de destruir sua vida a cada dia que se passava.

Com a possibilidade de ser morto por Saul, Davi temeu por sua vida e fugiu para adulão, neste local as forças de Davi foram renovadas. Podemos ler em Salmos 34 onde Davi relata sobre esses acontecimento e as aflições que ele sofreu com essa perseguição.

Este é o trecho que fala sobre Davi e seus homens que fugiram para a caverna:

“Então Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele. E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens...”. 1 Samuel 22:1-5.

Lemos em Samuel 23 Um resumo Dos grandes feitos por aqueles homens que estavam ao lado de Davi no pior momento de sua vida. Um grande exemplo da fidelidade daqueles homens pode ser lido em 1 Crônicas 11:13-19, onde a coragem de alguns homens e a sua fidelidade era tamanha que colocavam até as suas próprias vidas em risco por amor e fidelidade ao futuro Rei Davi.

Os filisteus estavam acampados ao redor de toda a caverna de Adulão esperando o melhor momento para atacar e matar tanto os homens de Davi quanto a ele próprio. O tempo passava e a ansiedade e o estresse de Davi aumentavam. Em certo momento Davi desejou beber água de um poço que estava próximo ao portão de Belém, uma que é considerada a sua cidade natal. 

Três dos melhores homens de Davi sabendo do seu desejo, foram até este poço e conseguiram retirar a água que Davi tanto desejava beber. Aqueles guerreiros levaram a água do poço até Davi para que ele saciasse a sua vontade. Davi quando viu essa façanha e o perigo que os seus homens correram, se recusou a tomar aquela água e a lançou por terra.

O que podemos aprender com a história de Davi e sua fuga?

Todos nós passamos por grandes dificuldades, tanto o justo, quanto injusto, tanto aquele que é considerado bom, quanto aquele que é considerado mau, todos passamos por problemas e Obstáculos.

Muitos de nós quando passamos por essa situação, ficamos desanimados, tristes e muitas vezes até depressivos. É comum nesses momentos procurarmos conforto e auxílio em nossos amigos, parentes e familiares, mas nosso maior refúgio, nosso maior Conselheiro e nosso melhor amigo que é Jesus Cristo, esse pode nos ajudar melhor do que todos e através do seu Espírito Santo nos trazer o melhor conforto.