Tudo posso naquele que me fortalece

Compartilhe:

Quem escreveu essa famosa frase foi Paulo de Tarso.

Percebemos que o estilo de linguagem que Paulo utilizou para escrever as suas cartas era a da linguagem do “estoicismo”, e isso era feito propositalmente por Paulo.

O estoicismo era uma antiga escola de filosofia helenística. Essa escola foi fundada na Grécia por um homem chamado Zenão de Cítio. Isso ocorreu por volta do século 3 antes de Cristo.

A semelhança entre a linguagem ou o pensamento histórico e o pensamento Paulino foi notada entre antigos teólogos. A cidade onde Paulo nasceu era uma das principais sedes da cultura filosófica estoica e fica muito claro que Paulo seria atraído por esse tipo de pensamento filosófico.

A frase “tudo posso naquele que me fortalece ”pode ser lido no sétimo capítulo do livro de Atos, podemos ver quase que por completo a Linguagem estóica dos seus escritos. Mas apesar de todas as semelhanças que foi citada, ainda podemos ver muitas diferenças entre os escritos de Paulo e a filosofia dos estóicos.

Os estoicos acreditavam que o homem era um pequeno fragmento do universo, e essa “força do universo” estava dentro de cada homem, onde o mesmo poderia vencer qualquer tipo de problema, tanto interno quanto também externo. Já o apóstolo Paulo estava convicto de que o homem sozinho nada poderia fazer.

Na Visão de Paulo, o homem sempre foi escravo de suas próprias vontades,escravo das maldades deste mundo e preso por ele. Por causa dessa prisão que sozinho nenhum homem poderia ser liberto é que Deus enviou o seu Único Filho, o Libertador, e nenhum homem pelas suas próprias forças conseguiria a libedade se não fosse através de Jesus Cristo, o Libertador. (By Champlin)

Eu tudo posso naquele que me fortalece

Essa palavra vem no original grego “enduamo”, e o seu significado é ” infundir forças”.

A palavra ”enduamo” é usada para indicar a força da fé assim como vemos em Romanos 4:20.Essa palavra também significa “força espiritual temos no Senhor”, assim como vemos em Efésios 6:10.

Esse fortalecimento que Paulo cita em sua carta aos Filipenses está intrinsecamente ligado ao fortalecimento que vem da parte de Cristo e somente d’Ele.

Jesus Cristo não nos dá somente a Sua força mas também transforma o ser humano e a sua natureza pecaminosa. 

“...àquele que é grandemente poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo

quanto pensamos ou pedimos, conforme o seu glorioso poder que opera em nós (cristãos), a Ele seja toda a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações que virão, para todo o sempre. Amém” (Efésios 3:20,21)”. (By Champlin)

Cristo é o que nos fortalece

Tudo vem de Cristo, pois tudo vem d’Ele, e tudo é feito por Ele, a Ele a honra, a Ele a glória, a Ele o domínio e todo poder.

Apesar de que esta frase não esteja explícito a palavra Cristo, fica bem claro que Paulo desejou que, o centro de sua palavra fosse Cristo. Mesmo que a palavra” cristo” não esteja incluída em sua frase, Paulo ,deixa claro que a sua própria vida é Cristo para ele, assim como podemos ver em Filipenses 1:21.

Após o encontro sobrenatural com Cristo, Paulo já não considera a sua vida mais importante do que, o evangelho ser pregado por ele a toda criatura que ele encontrasse. 

Este é o motivo principal, Cristo. Paulo já não se importa se vivia em abundância, se ele passava por dificuldades, se tinha uma vida próspera ou não. Paulo em seu espírito vive uma vida tranquila, tem paz em seu coração.

Este é o efeito que Jesus Cristo leva para as vidas que realmente tiveram um encontro com Ele. A verdadeira vida é a liberdade em Jesus Cristo, gloriosa Liberdade dos filhos de Deus quando em sua plenitude as vidas são consumidas pela obra do Espírito Santo de Deus. (By W. Boor)

Paulo sabia passar por qualquer dificuldade

Paulo sabia o que era ser humilhado, mas também sabia o que era ser honrado, assim como ele mesmo disse :-” sobre todas as coisas em todas as circunstâncias e eu já tenho experiência”.

Paulo viveu na fatura, mas também passou fome, teve muita abundância, mas também perdeu tudo que tinha, mas Paulo podia passar por todas essas coisas pois Cristo era o que o fortalecia. “Jesus Cristo era a comida de Paulo, Jesus Cristo era a bebida de Paulo”. 

A luta de Paulo após o encontro com Jesus não era somente a privação econômica que estava passando, Podemos ver em sua jornada a falta de interesse e conforto pessoal por esta vida que ele já considerava um pesar. ( Leia 1 Coríntios 4:11 e também 2 Coríntios 63-10).

Normalmente a comparação da palavra fartura e fome são usados para suprimento ou falta de alguma coisa material, emocional ou espiritual ( Lucas 6: 21). Em 2 Coríntios 11:21 podemos ver com mais clareza sobre este assunto.

Podemos ver nas cartas que Paulo escreveu à todas as igrejas a dependência que ele tinha do Senhor. Ele colocava toda a sua confiança em Deus, em Jesus Cristo e no seu Santo Espírito.

Entendemos que essa frase "tudo posso naquele que me fortalece” estão relacionadas às tarefas e responsabilidades que Deus tinha colocado na pessoa do apóstolo Paulo e que ele através de Jesus Cristo e com a dependência dele no Senhor, ele conseguiria realizar todas essas coisas. 

A força motora do Ministério do apóstolo Paulo era o Espírito Santo de Deus que foi enviado pela vida do Nosso Senhor Jesus Cristo e Salvador.(By Ralph E Martin)

O Cristão e a sua força em Jesus Cristo

O Cristão sempre terá a necessidade de obter forças de Cristo, para sermos capacitados a realizar não somente as obrigações cristãs, mas também as coisas desta terra. 

Precisamos da força de Deus, para que Ele nos ensine tudo e nos fortaleça. (By M. Henry)

Tudo posso em Cristo que me fortalece

Vemos claramente a diferença entre o apóstolo Paulo e os estóicos. Os estóicos declaravam: "Conhecer a satisfação por um ato feito por “minha própria vontade".

Já o apóstolo Paulo pelo dizia: "Tudo posso em Cristo que me fortalece".

Para os estóicos todo contentamento que eles tinham era próprio da realização do homem mas para Paulo isso era um dom divino. Os estóicos eram considerados autossuficientes, mas Paulo encontrava toda a sua dependência em Deus.

Mas os estóicos fracassaram porque eles eram desumanos, mas o cristianismo Triunfou porque toda raiz do cristão está no Divino Deus.

Paulo poderia passar por qualquer situação em sua vida. Falta de recursos financeiros, falta de moradia, poderia passar por perseguições ou qualquer coisa que o aflige. Paulo poderia enfrentar qualquer coisa que viesse em seu caminho, pois ele não caminhava sozinho, Jesus Cristo estava com ele e vivia nele, e com ele, poderia enfrentar qualquer situação que viesse ao seu encontro. (By Barcley)

Eu sou forte naquele que me fortalece

Quando o apóstolo Paulo diz ”Tudo posso naquele que me fortalece”, o que ele quer dizer nesta frase é, “eu sou forte naquele que me fortalece”, ou seja, Cristo era a sua fonte de força, mesmo na falta de fartura, mesmo na falta de descanso, mesmo na perseguição, mesmo na fome, mesmo na angústia, poderia passar por todas essas coisas pois Cristo era a sua fonte, sua única fonte de força.

Paulo não era considerado um homem Asteca, ou seja, homens que desprezavam coisas materiais desta vida, ele também não era considerado um homem materialista que vivia para obter coisas ou valores.

Poderia ficar sem qualquer coisa que ele já tinha conhecido na vida, ou seja as coisas boas materiais como por exemplo casa ou comida. Paulo já não procurava nem a riqueza e nem a pobreza, eles somente se apropriava dos recursos que eram enviados para ele através da generosidade do corpo de Cristo. 

Ele poderia suportar o pouco, a escassez, as perseguições e as angústias e sofreria por causa do nome de Cristo. Ele podia todas as coisas por que Jesus Cristo o fortalecia. (By Broadman)

A providência soberana de Deus e o amor 

Quando olhamos para a vida de Paulo podemos ver que, ele aprendeu o segredo da Paz e é por isso que ele pode dizer, “tudo posso naquele que me fortalece”.

Na nova linguagem de hoje vemos escrito assim “ uma força que Cristo me dá posso todas as coisas, ou posso enfrentar qualquer situação”. 

Em Filipenses 2:12-13 vemos Paulo dizer que Deus não pode operar por nosso intermédio antes que Ele opere em nossas vidas.

Ele opera em nós através da sua Palavra (1 Tessalonicenses 2:13) E também através da oração que é feita pelo Espírito( Efésios 2:14). Deus também opera até mesmo através do sofrimento ( 1 Pedro 5:52). 

Podemos fazer todas as coisas que Deus Ordenar através da Sua própria força, e mesmo que venhamos a fraquejar ou desanimar é Ele que nos fortalecerá. 

É por isso que Paulo se regozijava, se alegrava até mesmo em sua prisão, ele aprendeu o grande segredo. TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE. (By Wiersbe)

Verso: Filipenses 4:13