Porque Deus amou o mundo de tal maneira
Compartilhe:
Este deve ser um dos Versículos mais conhecidos e citados de toda a Bíblia. Lutero chamou esse trecho da Bíblia de” o evangelho em miniatura”. Em toda a Palavra de Deus são poucos trechos que atrai tão impressionantemente e irresistivelmente como esse.
É bem provável que, não exista um trecho da Bíblia que tenha sido tão comentado, explicado e estudado como João 3:16. Muitos daqueles que iniciam a sua jornada de pregador, normalmente começam a explanar ou pregar baseado neste trecho de João 3:16. Já os mais velhos pastor, pregando e te leva o este trecho da Bíblia mas no sentido de refletir inspirar e motivar a sua jornada no Caminho.
Vamos ver a seguir os principais Teólogos da Bíblia e os seus comentários a respeito desse versículo de João 3:16 onde Lemos “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira, e deu o Seu Único Filho, para todo aquele que n’Ele crer não morra mas tenha a vida eterna”.
Comentário de João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira
W.F. Howard tem uma linha de pensamento interessante sobre este versículo de João 3:16. Ele fala a respeito do documentário que Lutero fez a respeito este versículo, que chamou de “evangelho em miniatura”. Lutero não se contentou somente em declarar sobre o grande amor divino, mas este trecho também nos mostrou o divino plano de Deus.
Esta pequena parte da Bíblia confronta todo homem que foi transformado por Cristo. “ pequeno evangelho” nos mostra a missão e a mensagem do nosso senhor Jesus Cristo.
Que grande amor que Deus teve em dar o seu próprio filho, para que todo aquele que n’Ele crer não morresse.
Porque Deus amou ao mundo… Deus é um ser inteligente e cheio de amor, Ele tem consciência deste mundo me ama os homens que nele habitam.
o amor de Deus é puro, assim como vemos em 1 João 4:8, e este amor que Deus tem por nós deve ser recíproco. Assim como Deus amou o mundo que deu o seu filho por ele, ou seja, por nós, assim também devemos amar a Deus de tal maneira que hoje já não vivemos para nós, mas Cristo vive em nós.
Para que todo aquele que não pereça… nós não teremos a morte eterna, ou seja, viver separado da gloriosa presença de Deus se Jesus Cristo viver em nós e todas as suas características introduzidas em nosso ser, já não está sobre nós o nosso próprio caráter, mas sim o caráter de Jesus Cristo o Filho de Deus.
Porque Deus amou tanto o mundo
O pecado faz com que o homem fique cego não veja a luz de Cristo, mas todos aqueles que são iluminados pela Luz do Espírito Santo através de Cristo colocam toda a sua confiança n’Ele e na Sua Gloriosa obra.
Deus amou o mundo e a consequência deste amor foi a doação do seu próprio filho e é descrito na palavra de Deus como ‘ o seu unigênito’, e tem como significado de “ único”.
Apesar de encontrar na Palavra de Deus que a vinda de Jesus Cristo também envolveria juízo, este não foi o principal propósito da vinda de d’Ele, mas sim que todos fossem salvos através d’Ele. (By Moody)
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho
Aqui Jesus citou a principal fonte amor que nenhum homem jamais veria novamente, essa fonte é o amor de nosso Deus.
Deus amou o mundo de tal maneira, ou seja, tão profundamente, tão intensamente, um amor que não pode ser compreendido por nós meros homens mortais, este amor está ligado em Jesus Cristo.
Este grande amor de Deus por nós fez que Jesus Cristo se tornasse “ maldito”, fazendo assim de Jesus Cristo uma “ serpente de bronze” (Gálatas 3:13). Jesus Cristo foi pendurado em um madeiro e, no Velho Testamento estava escrito que, “ maldito seja todo aquele que for pendurado em um madeiro”.
Assim foi e sempre será o amor de Deus por nós, “Porque de tal maneira Deus nos amou”. nós nunca conseguiremos compreender o profundo significado desse amor, Mas seremos eternamente gratos por Ele.
Este mundo é o mundo dos perdidos. O mundo é do maligno, e apesar de sabermos que toda humanidade estava perdida por causa do pecado, ainda sim, o Salvador foi enviado para o nosso resgate. A mensagem da cruz é a principal mensagem para o mundo, é tão necessária para redenção dos perdidos como o alimento e a bebida de cada dia.
Quem tem fé e crê na mensagem da cruz através do Santo Espírito de Deus, quando olha para si mesmo se considera perdido e logo sente a necessidade da salvação que vem somente através da poderosa e gloriosa obra feita na crucificação de Cristo. (by W. Boor)
O amor infinito de Deus
O amor de Deus foi manifestada de uma maneira tremendamente majestosa e gloriosa. Este trecho da Bíblia que é uma das frases mais conhecidas, e deixa até mesmo os maiores teólogos e comentaristas da Bíblia “em silêncio”, pois coloca em reflexão e quebrantamento todo coração que foi tocado pelo Espírito Santo de Deus através de Jesus Cristo e a sua cruz.
Este versículo nos apontam os seguintes aspectos do amor de Deus:
O seu caráter, ou seja, “de tal maneira nos amou”. A expressão “ de tal maneira”, deve ser interpretada com o seguinte significado, “ grau é o infinito” e de tal maneira gloriosamente transcendente. Ou seja, algo que não se pode medir ou calcular.
O seu objetivo, ou seja, o mundo em que vivemos.
A sua dádiva, ou seja, dádiva revelada através do Seu Filho Unigênito.
e o seu propósito, ou seja, “para que todos aqueles que nele crê se não morresse, pelo contrário, tivesse a vida eterna”. (by W. Hendriksen)
Somente em Cristo podemos viver
Todos os grandes homens de Deus que estudaram as escrituras sagradas tiveram os seus textos favoritos, e todos eles tinham um texto em comum e eles chamavam de “ o texto de todos os textos, ou, o “texto de todos”.
Este trecho de João 3:16 onde lemos “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo o que nele crê não morresse mas tivesse a vida eterna”, é a essência de todo evangelho e alcança todo o coração tocado pelo Espírito Santo.
A Origem de toda salvação pode ser encontrada somente em Deus. Foi Deus enviou seu único filho, e Ele o fez porque amava aos homens. Por trás de todos os atributos de Deus ali está o Seu amor, visto em Jesus Cristo.
Neste trecho da Bíblia podemos ver que, apesar de Deus não precisar de nada e de ninguém, ainda assim AGE em favor do homem.
A origem e a iniciativa de toda e qualquer salvação humana é somente encontrada em Deus. (by Barcley)
A essência de toda a Bíblia
Se existe alguma sentença que pode resumir da melhor maneira a mensagem que encontramos do quarto evangelho de Jesus Cristo É a que lemos em João 3 16. É aqui podemos encontrar a essência de toda a Bíblia.
O amor de Deus é infinito e alcança a todos os homens. Nenhum sacrifício foi capaz de retirar e perdoar o pecado da humanidade por completo. O maior sacrifício já visto pela humanidade foi do próprio Deus, em dar o seu Único Filho Amado.
este sacrifício não foi feito somente para um grupo de pessoas ou para um povo selecionado por Deus, não, esse sacrifício foi para todos que n’Ele cresce, e esta gloriosa obra é somente através do seu Santo Espírito que convence o homem do pecado da justiça e do juízo de Deus.
A salvação em Jesus Cristo tem a sua origem no grande amor de Deus. Esta é a essência da mensagem da salvação. Uma linguagem tão simples que é possível ser entendida por qualquer cultura e em qualquer época. (By F.F. Bruce)
Jesus Cristo, é o filho amado de Deus
”Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (17). Essa palavra “ condenar” também pode ser traduzido como “julgar”, e este entendimento é aplicado nos próximos dois versículos que iremos ler.
O desejo de Deus nunca foi levar os homens a um julgamento e condenação, pelo contrário, que todos viessem a receber a vida eterna através do Seu Filho Amado. Apesar desta verdade, o julgamento será inevitável e foi o próprio homem que causa este julgamento a partir do momento que se recusa aceitar a obra maravilhosa mediadora e expiratória de Deus .
O homem sempre será livre para escolher está separado de Deus ao invés de ter a sua felicidade em Deus.
Este julgamento e esta condenação não virar para o homem que tem a sua fé em Jesus Cristo, pois, quem tenha fé na gloriosa expiação não será condenado.
Quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Essa chocante afirmação adquire um peso ainda maior quando lemos esses dois verbos, “ está condenado” e “ não crê”. (By Beacon)
Verso: João 3:16