Ninguém vem ao pai a não ser por mim

Você já deve ter ouvido falar que todos os caminhos nos levam a Deus. Mas, o Senhor Jesus nos disse: “Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. João 14:6 Bíblia Sagrada Versão: Almeida Corrigida Fiel (ACF)

Compartilhe:

As escrituras nos mostram que há um só caminho que nos leva a Deus. Embora o mundo apresente várias possibilidades, existe apenas um. O Senhor Jesus nos disse: “Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. Isso significa que o único Deus nos deixou um intermediador entre Ele e a humanidade.

Desde o início dos tempos, foi da vontade do Criador ter um contato íntimo com sua criação. Adão era visitado por Deus na viração do dia. Era um relacionamento de amizade que Deus proporcionou após criar todas as coisas. Jesus estava também com o Pai e com o Espírito Santo, desde o início. Tanto que em Gênesis 1:26, notamos a pluralidade de Deus.

Entretanto, ainda há pessoas que discordam e negam o papel de Cristo. Ao longo deste estudo, vamos entender melhor como Jesus cumpre a função de Sumo Sacerdote, sendo Ele a pessoa que mostra o Pai celeste.

Ninguém vai ao pai se não for por Jesus

Você já deve ter ouvido falar que todos os caminhos nos levam a Deus. Talvez, até já tenha tomado este ditado popular como verdade. No entanto, ninguém vai ao Pai se não for por Jesus.

O princípio básico do Evangelho se dá no entendimento da chegada de um Salvador. Mas salvador de que? Pela falta de entendimento, muita gente vive sem se reconciliar com Deus. Então, vamos compreender melhor o plano de salvação. 

Deus criou o homem e deu a ele direito para governar sobre todas as coisas. Porém, o homem desobedeceu a Deus e comeu do fruto da única árvore que não deveria comer. A árvore do conhecimento do bem e do mal, foi cobiçada por Eva que ouviu a serpente, Satanás. Assim, a humanidade deu direito a Satanás para governar o mundo. Por isso, vemos nas escrituras o título para Satanás como o príncipe deste mundo. 

Depois disso, Adão e Eva tiveram medo, vergonha e tentaram se esconder da Presença de Deus. Esse pecado da desobediência, deu direito a Satanás e afastou o homem do relacionamento íntimo com o Seu Criador. Com isso, eles foram expulsos do jardim do Éden. 

Mas Deus, sendo infinito em misericórdia, tinha um plano de redenção para o homem. Em Romanos 5:9 está escrito que fomos salvos da ira de Deus. Deus é santo e Nele não há pecado. Por isso, o Senhor Jesus, que estava desde o início com o Pai, se apresentou para ser oferecido pelo pecado do homem caído, de uma vez por todas.

Até que isso acontecesse, o homem foi passando de geração para geração o costume de oferecer a Deus oferta pelo pecado. Quando Adão pecou, houve o primeiro sacrifício com derramamento de sangue para que o homem entrasse na Presença de Deus.

Quer ver o Pai? Vá até Cristo

Jesus é Deus, visto que Deus é uma trindade. Portanto, aquele que recebe a Cristo em sua vida, torna-se um filho de Deus. Em João 1:2, a Palavra mostra que Cristo está desde o princípio. Sendo assim, quando Ele vem em carne e caminha pela humanidade (João 1:14), Ele se torna o Seu mediador.

Enquanto no início, no tabernáculo de Moisés, somente o sumo sacerdote poderia entrar no Santo Lugar, onde Deus estava, hoje todos nós entramos. Isso só se tornou possível porque Jesus foi o sacrifício perfeito. 

Então, se você quer ver o Pai, vá até Cristo. Através da cruz, fomos reconciliados e escapamos da ira de Deus. A fé em Jesus Cristo é o único caminho que pode nos trazer a libertação e a redenção. 

Apesar de Jesus nunca ter dito que era Deus, Ele afirmou que Ele e o Pai são um (João 10:30). Além disso, Ele disse que a salvação só virá por meio Dele. João 11:25

Uma revelação importante a respeito de Jesus é que o Pai só pode ser conhecido através Dele. Depois que Ele revela que, quem O vê, também vê o Pai, Ele também diz que o conhecimento traz revelação do Pai.

O que podemos tirar disto é que Jesus é o reflexo do Deus Pai. Assim, todas as obras, desde o início dos tempos, teve o aval do Filho e o selo do Espírito. Por isso, não há outro caminho para chegar a Deus, se não for por Jesus.

Enquanto, no passado, éramos inimigos de Deus, hoje fomos reconciliados em Cristo. Por isso, a mensagem do Evangelho é passar pela cruz que permitiu que Deus habitasse em nós.

Jesus te espera

Ser cristão é se tornar um pequeno Cristo. Isso não se trata de fazer parte de uma religião. Basicamente, o princípio é nos conectarmos com Deus. Jesus assumiu um lugar que deveria ser do homem. Desde o Éden, Deus poderia ter acabado com toda a criação, mas foi misericordioso e nos deu uma nova chance.

Assim, temos em Cristo a oportunidade de fazer parte da família de Deus. A missão de Jesus na terra, foi apresentar uma maneira de conhecer melhor o Deus Pai. Foram três anos e meio de ministério até que tudo fosse consumado. 

O mais fantástico de tudo é que nem a morte pode contê-Lo. Ele venceu a morte e a Ele foi dado todo poder e autoridade. Deus deu ao Seu Filho o governo do mundo. E nós podemos nos apoderar desta verdade abraçando a mensagem da cruz. Conheça Jesus e veja também o Pai.

Verso: João 14:6