Eu sou o caminho, a verdade e a vida

Compartilhe:

A vida com Deus nos apresenta opções que podem nos comprometer para sempre. Enquanto alguns têm um encontro com Jesus e mudam radicalmente, outros procuram a felicidade ainda aqui na terra. 

Quando o Senhor Jesus veio andar com a humanidade, os judeus estavam sofrendo com o jugo pesado de Roma. Para eles, Deus apresentaria um libertador do sistema desse mundo. Porém, a proposta de Jesus estava além do plano terreno. Portanto , Ele diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Em outras palavras, Ele disse que é o caminho verdadeiro para uma vida abundante.

No processo da jornada cristã, existem etapas que devem ser ultrapassadas a fim de alcançar o que é eterno: o próprio Deus. Essa descoberta nos faz parecidos com Ele. Esse é o alvo de qualquer pessoa que segue o caminho da verdade. 

Ao longo deste estudo, você vai entender mais sobre cada etapa da jornada com Deus rumo à eternidade. 

Eu sou o Caminho

Nos tempos atuais, existem diversos caminhos diferentes, a fim de que a humanidade ache respostas para suas questões. No entanto, Jesus disse “Eu sou o caminho”, portanto o único caminho para a vida eterna.

O caminho para Deus só pode ser achado através de Jesus. Foi exatamente esta a mensagem que Jesus deixou para nós. Uma vez que a humanidade estava em desconexão com o Pai, Jesus desceu do céu para fazer a vontade daquele que O enviou. (João 6:38)

Jesus nos apresenta em Mateus 7:14 que a porta é estreita e o caminho é apertado. Em primeiro lugar, precisamos entender que só quem recebe a Cristo como Senhor e Salvador passa pela porta. Através do batismo nas águas, é selado um compromisso com Jesus e o Espírito Santo habita na nova criatura (homem, mulher). 

Sendo assim, não dá para cobrar uma responsabilidade de quem ainda não passou por essa etapa. O compromisso com Deus, na vida cristã, é precedido de diversas etapas importantes que vão ao encontro da maturidade. Em outras palavras, é uma jornada que nos conduz à estatura de Cristo.

Há quem se contente com a passagem pela porta. Entretanto, esta é apenas uma etapa inicial para o cristianismo. Desde quando o Senhor Jesus começou a pregar as boas novas, muitos intitularam de “o caminho” àqueles que ouviam a Sua mensagem.

De fato, o ministério de Jesus tem como característica uma peregrinação pelas cidades. Assim, Ele caminhava com diversas pessoas que desejavam conhecer algo novo. Por isso, Ele diz : Eu sou o caminho.

Jesus é o único Caminho

E a nomenclatura dada a Jesus não foi à toa. Em Isaías 35:8,o profeta anuncia a chegada de um Caminho Santo. Ele ainda complementa que somente os puros passarão por ele. Jesus é o único Caminho para quem passou pela porta estreita. 

É por isso que, somente quem passou pela porta e recebeu o selo do Espírito, pode ser chamado para uma responsabilidade maior. O próximo passo é andar como Jesus andou. Assim está escrito em Efésios 4:1. Isso significa que a nossa maneira de pensar e agir deve passar pela cruz. Essa é a marca daqueles que foram redimidos. 

Então, o novo caminho que nos é apresentado exige uma nova postura. Se antes éramos órfãos, hoje temos um Pai, através do sacrifício de Jesus Cristo que nos reconciliou. Jesus é o único caminho que nos leva para uma nova maneira de viver.

Eu sou a Verdade

Somos bombardeados de informações acerca de vários assuntos. Por ser cada vez mais difícil filtrar o que é verdade ou mentira, temos sido vítimas do que chamamos de “fake news”. A verdade é que cada um parece possuir uma verdade. Porém, nós cristãos, entendemos que há somente uma verdade. Jesus é a verdade que o mundo ainda não conhece.Vamos entender melhor a respeito.

Quando Jesus diz “Eu sou a verdade”, significa que Ele não é fruto de algo que não existe. A verdade é uma pessoa que veio em carne, para testificar as coisas do céu. Em Cristo, não somos enganados, pelo contrário, somos libertos. Em João 8:32, Ele mesmo diz que o conhecimento da verdade, liberta. Assim, a vida cristã é uma caminhada que nos leva ao conhecimento da Verdade.

À medida que conhecemos Cristo, entendemos os planos de Deus e descobrimos o Seu propósito. Estamos a todo tempo aprendendo sobre as maravilhas de Deus que se apresentam em nossas vidas. A verdade de Deus é a Sua Palavra. Foi por isso que o Verbo se fez carne. Pois, Jesus é a Palavra que habitou no nosso meio. 

Depois disso, Jesus enviou o Espírito da Verdade para que nos ensine e caminhe conosco até que Ele volte. É este Espírito que testifica sobre Jesus. Por este motivo, o mundo não conhece a Cristo, porque não tem o Seu espírito. (João 14:17)

Jesus é a única verdade

O Evangelho de Cristo é apresentado com amor e autoridade. Jesus é a única verdade que pode tirar o mundo das trevas para a luz. Entretanto, existem também outros falsos evangelhos que mostram a face de Jesus distorcida.

Enquanto alguns querem adaptar o Evangelho ao mundo, a Palavra de Deus perde a sua essência. É possível ver pessoas pregando uma mensagem que não produz arrependimento. Consequentemente, essa mensagem não gera transformação.

Por outro lado, podemos ver outro falso evangelho que prega um Deus malvado e sem misericórdia, pronto para condenar. Essa é outra mentira criada por satanás. Pois a Palavra fala que a vontade de Deus é que todos se salvem. (1Timóteo 2:4). Devemos nos lembrar de que Jesus é a única verdade que ama e também corrige como um bom pastor. 

Eu sou a Vida

O Evangelho se resume em um homem que se sacrifica pela humanidade. O grande propósito do Seu martírio, é declarar ao mundo: Eu sou a vida. Isso só nos mostra que, antes, éramos mortos espiritualmente.

Desde quando o homem perdeu a ligação direta com Deus pela sua desobediência, Ele morreu espiritualmente. Assim, foi preciso que o segundo Adão, Jesus Cristo, morresse como um cordeiro que vai para o sacrifício. Foi essa atitude que nos trouxe a vida de volta. 

A morte espiritual não pode ser resgatada com obras, dinheiro, fama ou aliança com falsos deuses. De acordo com o plano de Deus, era preciso que um homem sem pecado, oferecesse uma oferta agradável ao Senhor. 

O sangue de Jesus nos deu  a vida. Em Hebreus 9:22, a Bíblia nos mostra que sem derramamento de sangue não há perdão. Por isso, Jesus se ofereceu para ser o próprio sacrifício e pagou um alto preço, para que tivéssemos vida eterna.

Jesus, a fonte da Vida Eterna

Viver para sempre é um desejo do ser humano. Embora, seja uma promessa de Deus, mesmo os não crentes desejam experimentar a eternidade. O fundador da Amazon, Jeff Bezos, o segundo homem mais rico do mundo, investiu cerca de R$17 bilhões para investir no retardo do envelhecimento.

Mas nós, que temos conhecimento da verdade, sabemos que já fomos comprados por Aquele que podia nos resgatar da morte. A fonte da Vida Eterna é o próprio Jesus Cristo, que se apresenta como porta e nos convida para uma jornada eterna.

A Palavra de Deus nos mostra que a vida eterna é conhecer a Deus e a Jesus Cristo. (João 17:3) Sendo assim, a nossa prioridade é saber trilhar este caminho que não tem fim.  

Que sejamos perseverantes para alcançar um lugar de permanência, que é próprio Cristo, nossa eterna morada!

Caminhe nessa verdade

A vida cristã apresenta somente uma verdade. Por fim, caminhe nessa verdade que leva uma nova vida. Podemos dizer que Cristo nos apresenta várias “mortes” para que Ele nos dê a vida eterna. Resumidamente, a nossa vida é cheia de renúncias e escolhas que podem nos conduzir à vida ou à morte. 

O homem que quer viver em paz com Deus, aceita o plano divino e entra pela porta estreita. Ainda que este seja um bom começo, o mais importante é permanecer. Só assim, é possível ver a glória de Deus.

Verso: João 14:6