Eu sei em quem tenho crido

Compartilhe:

A fé do cristão é algo essencial para que Deus seja alcançado. Quando falamos “Eu sei em quem tenho crido”, é porque estamos experimentando o caráter da pessoa de Deus. 

No entanto, muita gente pode crer de acordo com as circunstâncias. Dependendo dos problemas, dos sentimentos, das suas próprias limitações, a pessoa crê. E é exatamente isso que Deus quer que vençamos. 

Somente no relacionamento constante com Cristo, podemos aumentar a nossa porção de fé. Enquanto recebemos uma semente de fé, Deus usa até mesmo situações adversas e desconfortáveis para desenvolver nossa porção.  

Ao longo deste artigo, vamos entender melhor o que o versículo “Eu sei em quem tenho criado" significa. Continue a leitura. 

Eu sei em quem tenho crido 

O apóstolo Paulo sofreu várias perseguições até ser preso em Roma. Quando ele escreveu o versículo “Eu sei em quem tenho crido”, ele sofria açoites dos soldados romanos porque cria no Deus vivo. Mesmo depois da morte  de Cristo, ele espalhou a boa notícia do Evangelho. Através de uma experiência sobrenatural, as escamas dos seus olhos caíram e ele experimentou a graça de Deus.

Foi no caminho de Damasco que o Senhor Jesus se apresentou para Paulo. Na época, era comum que o homem tivesse dois nomes, um judeu/hebraico e outro grego. Quando o apóstolo conta sua experiência, ele lembra que Jesus o chama pelo nome hebraico, Saulo. 

A experiência que Paulo teve com o próprio Jesus, a quem ele perseguia, está em Atos 26:14. Somente depois dessa revelação pessoal, Ele pode compreender que Jesus é realmente o filho de Deus.

Por isso estou sofrendo essas coisas,  mas não me envergonho

Seguir a Cristo implica em seguir o caminho de um Deus invisível. O apóstolo Paulo era um homem rico de conhecimento da Torá. Como todo israelita, foi circuncidado na infância e seu ensino foi dado pelo rabino de maior relevância daquele tempo, o mestre da lei Gamaliel. 

De acordo com a formação dos fariseus, não havia espaço para a revelação de que Jesus, que andou com eles como homem, era o Messias. Por isso, vemos em Atos 5:38-39, vemos Gamaliel orientando aos israelitas sobre como proceder com os apóstolos. 

Naquela época, os discípulos sofriam por testemunhar a sua fé. Hoje, também sofremos perseguições ao apresentar ao mundo uma nova forma de pensar. Estamos vivendo uma era em que se prega várias “verdades”. No entanto, só temos a verdade de Cristo. 

A tendência é que o mundo se afaste ainda mais da doutrina do Evangelho e apresenta várias maneiras de viver. Para a maioria das pessoas, não é preciso se arrepender das más obras, com isso, o evangelho perde o espaço. Muitos vão questionar a nossa filosofia de vida, o abandono da prática do pecado por amor a Cristo. A nossa posição é fortalecer ainda mais a nossa confiança em Deus. 

Confiar em Deus é uma prática diária na vida cristã. Assim como Paulo, devemos buscar uma experiência real com Cristo, para que nada nos afaste de Deus. Muitas vezes, seremos envergonhados e perseguidos pela nossa fé. Isso é um sinal que vai perseguir aqueles que seguem a Cristo. 

Em 1 Pedro 4:13, o apóstolo Pedro nos alerta que devemos nos alegrar por participar dos sofrimentos de Cristo, para que, quando Sua glória se manifestar, possamos experimentar uma grande alegria.

Ele é poderoso para guardar o que me foi confiado até aquele Dia

Depois que Paulo teve a revelação de Jesus, ele foi buscando saber sobre o Cristo, a quem ele perseguia. Em Atos 9:15, está escrito que o Senhor disse a Ananias em uma visão que Paulo é um instrumento escolhido. O propósito de Cristo era alcançar reis, gentios e os filhos de Israel. 

Quando Paulo diz que “Ele é poderoso para guardar o que me foi confiado até aquele Dia”, entendemos que o Senhor Jesus revelou algo para ser repassado aos homens. Da mesma maneira, Pedro foi enviado para os judeus, mas quem pregaria para os gentios? Foi assim que Paulo precisou passar por essa visão, que transformaria não só a vida dele como a de muitos. 

Em Atos 20:24, fica bem claro que o que Paulo desejava era transmitir a verdade do Evangelho que lhe foi confiado. Ainda que ele sofresse aqui na terra com fome, perseguições, açoites e prisões. Ele reconhecia o poder de Deus que era capaz de transportá-lo para a eternidade com Cristo.

Foi confiando nessa promessa que Paulo seguiu em frente e, até mesmo escreveu cartas na prisão. Ele reconhecia que todo o conhecimento que adquiriu ao longo da vida, não era nada em relação à verdade de Cristo.

Da mesma maneira, nós devemos buscar a face de Jesus a todo custo. Uma revelação pessoal é poderosa para nos manter firmes no propósito de conhecer a Cristo por inteiro.

Em quem você crê?

Existem muitas crenças que determinam nosso comportamento, atitudes e colaboram para as nossas ações. Sendo assim, estamos sempre reagindo às situações de acordo com nosso aprendizado. Alguns creem em amuletos para dar sorte, em homens que são falhos, na ciência que parece ser lógica. Há várias possibilidades.

Nós precisamos escolher onde depositar a nossa confiança. Como não conseguimos ter controle do futuro, devemos confiar somente em Deus. Mas como, se Deus é invisível? 

Primeiramente, sabemos que somente através da fé nos achegamos a Deus. E, felizes são os crêem mesmo sem tê-Lo visto. A melhor maneira de praticar a fé é crendo nas escrituras. Depois que andamos com a Palavra da verdade, consultamos o seu conteúdo e aplicamos em nossas vidas. 

Existem leis espirituais capazes de trazer a realidade para o nosso mundo terreno. Mas, para isso, precisamos confiar e caminhar de fé em fé. 

O segundo passo é ser guiado pelo Espírito Santo. Somente o Espírito é capaz de dar vida à Palavra de Deus. Em 1 Coríntios 2:10, diz que o Espírito Santo investiga as profundezas de Deus. 

Sendo assim, creia somente em Deus, que é o autor e consumador da nossa fé. Ainda que céus e terras passem, a Sua Palavra não vai passar.

Creia somente em Deus

Nós temos um lugar do coração que deve ser preenchido por Deus. Essa necessidade de prestar culto, adorar e de confiar em algo além de nós mesmos, vem do próprio Deus. Por isso, somente Ele pode preencher esse lugar de confiança.

Os homens que creem somente em Deus, podem aguardar com grande expectativa uma vida além dessa que vivemos. Deus promete um lugar onde não haverá mais morte, nem tristeza ou dor, como está em Apocalipse 21:4.

Já diz em Hebreus 11:1 que fé é uma convicção de algo. Sendo assim, a fé crer em Deus e em Sua Palavra. 

O homem que caminha em inconstância é incapaz de provar das maravilhas de Deus. Pois o que Ele tem é somente para os que permanecem e perseveram até que tudo se cumpra em sua vida. 

Vamos crer em Deus!

Verso: 2 Timóteo 1:12