Em tudo daí graças

Paulo disse: "Em tudo dai graça, pois esta é a vontade de Deus para vocês”. Sendo assim, independentemente das circunstâncias, devemos aprender a ser gratos. Bíblia Sagrada Versão: Almeida Corrigida Fiel (ACF)

Compartilhe:

A palavra “gratidão” está sendo muito utilizada pelo mundo. Às vezes, sem conhecer o real sentido da palavra, as pessoas estão dizendo: em tudo dai graças. Por outro lado, a  Palavra de Deus nos ensina a ser gratos, pois existe um princípio dos céus a ser compreendido por nós. 

Portanto, as escrituras nos ensinam que existe algo mais profundo e revelador na gratidão. É natural que pessoas gratas sejam mais felizes e alcancem resultados fantásticos na vida pessoal e profissional. A gratidão faz com que as pessoas sejam mais saudáveis, durmam melhor e sejam menos propensas a doenças emocionais. 

Vemos em 1 Tessalonicenses 5:18, o apóstolo Paulo dizendo “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. Sendo assim, independentemente das circunstâncias, devemos aprender a ser gratos. Vamos compreender melhor o sentido da gratidão.

Em tudo dai graças

Ser grato é muito mais que escrever “gratidão” para alguém que te fez algum bem ou favor. Também é mais que emitir a palavra para o ar. O princípio da gratidão está em saber que Deus é o criador de todas as coisas, e mais do que isso, Ele está em tudo. Nos desafios do trabalho, nos relacionamentos, nas bonanças e também nas dificuldades. 

Em Romanos 8:28, aprendemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Isso significa dizer que , até mesmo as situações adversas, cooperam para a transformação do caráter do homem. Ou seja, devemos ser gratos por tudo, pois até nas dificuldades, Deus está moldando nossos corações. 

E nós sabemos que o nosso objetivo final é nos parecer com Cristo. Por isso, existem situações que vão fazer com que a nossa carne “morra”. Às vezes temos que abrir mão da nossa vontade para cooperar para o bem do próximo. 

Existem ocasiões também que Deus não dá o que queremos, mas Ele dá o que precisamos. Afinal, somente Ele vai saber o que nos faz bem ou mal. Então, nem sempre seremos atendidos na nossa vontade. Primeiramente, devemos submeter o nosso coração ao que o Senhor deseja. Aí sim, a Sua vontade irá prevalecer. 

O mais importante, é aprendermos a dar graças em tudo que passamos. Quer sejam momentos bons, quer sejam de desafios. O Senhor está a todo instante acompanhando nosso desenvolvimento. Na verdade, Ele procura corações gratos capazes de enfrentar qualquer situação. Pois, quanto menos resistimos aos processos, mais graça e solução Ele vai liberando.

Deem graças em todas as circunstâncias

Devemos dar graças em todas as circunstâncias. Não será em meio a reclamações que a graça de Deus vai ser liberada. Podemos analisar como procedeu o povo no deserto. Ainda que eles tivessem certeza da Terra prometida, eles caminharam murmurando por 40 anos no deserto. 

Devido o povo ter tido um coração rebelde, eles ficaram muitos anos no deserto, até que não viram a promessa acontecer, exceto Josué e Calebe. Esse é um ponto muito importante. Há quem pense que as promessas vão se concretizar até o fim da vida. Entretanto, se nossos corações forem rebeldes e a murmuração tomar conta do nosso ser, não veremos a conclusão dos planos de Deus. 

Naquela época, o povo olhou para trás e, mesmo sendo testemunhas de grandes milagres, não foram gratos. Isso só contribuiu para que eles peregrinassem mais tempo no deserto. O fato é que Deus tem grandes planos para aquele que confia Nele. Mas não é possível alcançar suas promessas sem fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6

Está é a vontade de Deus

A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável Romanos 12:2. Quando oramos o Pai nosso, nos deparamos com a frase : “Seja feita a Sua vontade, assim na terra como nos céus”. Portanto, na oração, aprendemos a submeter a nossa vontade à vontade de Deus. 

O desejo do Senhor é que tenhamos o coração submisso para que Ele seja capaz de realizar o Seu propósito em nossas vidas. Por outro lado, vemos o quanto existem lutas que sempre nos confrontam, enquanto não nos entregamos a Deus, de verdade. Pode ser um problema financeiro ou algum desvio de caráter.  A falta de gratidão nos dá lugar para cobiça, orgulho, inveja, amargura e vaidade.

Mas a vontade de Deus é que alcancemos uma confiança Nele. A partir de um coração agradecido, é possível que Ele aja junto conosco para alcançar outras vidas. E também, enquanto buscamos a Presença de Deus e temos o coração agradecido, somos perseguidos pelas bênçãos de Deus. Salmos 23:6

Que sejamos agradecidos o tempo todo

Embora a gratidão tenha efeitos surpreendentes, nem todo mundo sabe agradecer. Mas, existem coisas que precisam de práticas diárias para que se tornem um hábito. Para isso, busque entrar na Presença de Deus com ações de graças. Um levantar das mãos, por exemplo, é um sinal de rendição e demonstra agradecimento de mais um dia.

Ao longo do dia, seja grato pelas pequenas coisas, até mesmo por situações que querem tirar o descanso. Esse é mais um momento que reconhecemos a dependência de Deus. É aí que devemos nos aproximar ainda mais do Senhor, ao invés de fazer o oposto. Quanto mais problemas tivermos para resolver, mais descanso e momentos na Presença precisamos ter.

No final das contas, tudo vai colaborar para que reconheçamos Deus como nosso Pai que nos ama e que faz tudo por nós. Assim, aprenda a ser agradecido o tempo todo. Tenha um coração grato e se surpreenda com as maravilhas de Deus.

Verso: 1 Tessalonicenses 5:18