Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

Mas, o que esse versículo fala acerca da verdade? “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, a que se refere essa liberdade? Veja neste estudo. Bíblia Sagrada Versão: Almeida Corrigida Fiel

Compartilhe:

A verdade a que se refere em João 8:32, é o próprio Cristo. O filho de José, carpinteiro de Nazaré, confundiu a muitos que não criam em Sua Palavra. 

Vemos no Evangelho de João, como Seu discurso dividia opiniões ao mesmo tempo que fazia Seu ministério crescer. 

Mas, o que esse versículo fala acerca da verdade? Em “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, a que se refere essa liberdade?

Neste estudo, vamos compreender melhor o que Jesus estava mostrando naquele período, no início do Seu ministério. Foi também naquele período que começaram suas primeiras aparições em público. Continue a leitura.

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

O ministério de Jesus começou em segredo. No início, Ele começou a operar milagres, mas, a todo tempo, pedia segredo porque Sua hora não havia chegado. Porém, no capítulo oito, vemos a frase “Conhecereis a verdade”. Isso significa que Seu tempo de anonimato estava prestes a acabar.

Em João 7:4-5, os irmãos de Jesus pediam para que Jesus se manifestasse ao mundo. Isso seria um passo importante para que eles mesmos cressem. Mas, até aquele momento, Jesus ainda não considerava aquele tempo um momento oportuno.

O mais interessante é que Jesus afirma que o tempo dos seus irmãos é diferente do Seu tempo. Da mesma forma, Jesus responde às nossas orações de acordo com o calendário do Pai. Não é sob pressões humanas que Ele atua.  

Já no capítulo oito, Jesus ensina sobre o pecado. A passagem muito popular da mulher adúltera, mostra que Cristo não se submeteu à maldade dos fariseus. Para ficar mais claro, a mulher adúltera não pôde ser julgada pela Lei de Moisés, porque faltou a presença do homem adúltero. Por outro lado, Jesus não mandou que a apedrejassem, e se fizesse isso, Roma poderia intervir porque não dava autoridade aos outros povos para um julgamento público.

Ao contrário de tudo isso, Jesus perdoa a mulher e pede para que ela não peque mais. Como o povo ainda tinha dúvidas de Sua divindade, muitos não creram Nele. Mas Jesus ensinou aos que creram, que a verdade liberta. Acima de tudo, o conhecimento da verdade liberta. Em outras palavras, conhecer a Jesus, dia após dia, traz libertação do desejo da carne. A ganância, a violência, a prostituição e a cobiça são apenas alguns exemplos de coisas que corrompem o ser humano.

Conhecereis a verdade

Quando Jesus disse "Conhecereis a verdade”, Ele estava falando de algo muito mais profundo. Não se trata apenas de ouvir a mensagem de Jesus e crer. Pois até o diabo e os demônios creem (Tiago 2:19). Acima de tudo, precisamos conhecer a Deus pelas Escrituras. 

A meditação diária da Sua Palavra pode nos dar mais revelação e entendimento sobre quem Deus é. O nosso Deus não é um deus caprichoso, como Baal. Esse deus pagão agia de acordo com seus sentimentos. Mas, Deus tem um caráter irrepreensível e age de acordo com as Suas leis.  

A revelação de Sua Palavra vai, aos poucos, produzindo frutos em nossa vida, à medida que nos submetemos. Se Jesus é o filho de Deus, temos a certeza que conhecer Jesus é o mesmo que conhecer o Pai. Naquele momento, muitos não queriam crer. 

A verdade nos libertará

A Lei de Moisés foi criada para que tivéssemos conhecimento do pecado. Em Romanos 3:20, Paulo falou que a Lei tem como objetivo trazer à tona que somos todos pecadores. E, Jesus, veio para cumprir a Lei e apresentar o caminho de salvação por meio Dele mesmo.

Só a verdade nos libertará do pecado que nos afasta de Deus. É por isso que Cristo se apresenta como a própria verdade. 

Ele é o único caminho que nos conduz ao Pai. No passado, éramos escravos do pecado. Hoje, tomamos a cruz de Cristo que nos conduz para um novo e vivo caminho.

O grande convite de Jesus aparece em João 8:31, quando Ele diz que a verdade liberta. O segredo para isso é permanecer Nele. No grego, a palavra permanecer é ser morada, habitar. Portanto, não basta somente ouvir, devemos permanecer para que a Palavra nos liberte.

A Verdade que Liberta está em Jesus

Jesus é o caminho que nos conduz à verdade. Assim como Ele mesmo falou, Ele é a verdade. Em outras palavras, a verdade que liberta está em Jesus. Se fosse de outra maneira, o Deus Pai enviaria outro em Seu nome. 

À medida que estamos crescendo no ensino da Palavra, também crescemos em conhecer a Deus. Acima de tudo, devemos ser também praticantes da Palavra, e não somente ouvintes.

A Palavra de Deus mostra a face de Dele. Sem dúvida, isso faz toda diferença na hora de tomarmos decisões importantes. Assim, não vivemos de acordo com os nossos sentimentos, mas de acordo com a Palavra.

Além disso, o relacionamento com Deus só tende a crescer quando refletimos o Seu caráter aqui na terra. Como diz em Salmos 2:12, beijem o Filho para que não acenda a sua ira. Jesus, a Verdade, nos reconciliou com o Pai e nos liberta de todo pecado.

Verso: João 8:32