Combati o bom combate
Compartilhe:
A vida cristã é cheia de desafios que devem ser superados, à medida que crescemos em fé. É muito fácil achar pessoas pregando um evangelho sem sofrimento. No entanto, esse evangelho da porta larga, não prega a verdade.
O Senhor Jesus nos alerta que devemos entrar pela porta estreita (Mateus 7:13-14). De outra maneira, não estamos servindo a Deus devidamente. Portanto, se você sente que há dificuldades na sua vida, você pode estar no caminho certo.
Na passagem de 2 Timóteo 4:7, Paulo escreve ao seu discípulo Timóteo. Ele é, em todo tempo, um exemplo para aquele que receberia um legado. Como aquele que passa seu conhecimento para o seu herdeiro, no caso, Timóteo era seu filho na fé.
Ele descreve de forma ordenada sobre o processo de lutas da caminhada cristã. Visto que, a palavra - combate - aparece para situar o leitor que haverá conflitos. Então, se há conflitos e tribulações é porque a jornada não vai ser fácil. Mas como o Senhor fala em João 16:33, teremos tribulações, mas é preciso ter bom ânimo.
Mais uma vez, a palavra - bom - aparece. Isso nos faz pensar que as tribulações e combates cooperam para algo maior. Nem sempre queremos enfrentar situações adversas. No entanto, a Palavra diz em Romanos 5:3-4, que devemos nos gloriar nas tribulações. Ou seja, devemos passar por esses momentos com alegria, porque existe um ciclo de esperança para ser vivido.
No momento em que Paulo escreveu essa carta para Timóteo, ele estava preso. Ou seja, ainda assim, ele encorajou seu discípulo amado a continuar pregando o Evangelho. Ao longo deste artigo, vamos saber mais sobre o que significa combater o bom combate e como vivê-lo. Fique conosco.
Veremos a seguir:
O que significa Combati o bom combate
Terminei a corrida
Guardei a fé
Como aplicar esse ensinamento em nossas vidas?
O que ganharemos se guardarmos a fé?
Complete a corrida
Conclusão
O que significa Combati o bom combate
Um combate precisa de dois lados para existir. Em outras palavras, do outro lado haverá opositores forçando uma derrota.
É assim quando enfrentamos as situações de conflito do cotidiano. Às vezes, situações como desemprego, solidão, pouco dinheiro, tentam tirar a nossa paz. Em alguns casos, até vizinhos, familiares ou colegas de trabalho, podem deixar de ser solidários com a gente.
Se teve alguém que passou por privações foi o apóstolo Paulo. Depois que ele teve um encontro com o Senhor Jesus, sua vida mudou e a perseguição aos cristãos ficou para trás. Contudo,foi ele que sofreu perseguições pela fé em Cristo. Em uma carta aos Coríntios, ele fala que em tudo somos atribulados, inclusive em perseguições. Contudo, não somos desamparados. 2 Coríntios 4:8-9.
Ao longo da sua vida ministerial, Paulo mostra que combater o bom combate é se posicionar em Deus. Isto é, a partir do momento que você se posiciona na sua fé, você resiste às dificuldades.
Terminei a corrida
Certamente, conquistar um prêmio exige esforço e muito sacrifício. O apóstolo Paulo compara os esportes olímpicos da sua época com a caminhada cristã. Em 1 Coríntios 9:24, a passagem conta que os atletas se esforçam, mas somente um leva o prêmio. Da mesma maneira, devemos ser perseverantes para alcançarmos o prêmio que vem do alto.
Ao citar que ele terminou a corrida, ele se qualifica como aquele que perseverou até o fim. A trajetória dos sofrimentos de Paulo são relatadas em 2 Coríntios 11:16-27. Ele fala que passou por fomes, jejuns, frio, nudez, entre tantas outras coisas. Podemos ver que, como um atleta , ele sempre prosseguiu para o alvo que é Cristo.
O “prosseguir para o alvo” que o apóstolo relata, significa perseverar em permanecer no caminho estreito. Ele mesmo não se achava qualificado ainda, portanto perseverava em fé, a fim de receber a coroa incorruptível.
Meditar sobre isso nos lembra que a alma é constantemente provada, até que seja salva.
Quando ouvimos a frase, a carne é fraca, devemos nos lembrar que o Espírito está pronto. Jesus nos alerta em Mateus 26:41, precisamos vigiar e orar para não cairmos em tentação. Em outras palavras, somente o relacionamento com o Espírito Santo nos capacita para passar por momentos de adversidades.
É isso que Paulo nos exorta em todas as suas cartas. Apesar de ter entrado para o ministério de Jesus somente após a Sua morte, ele carregou as marcas de Cristo. Em Gálatas 6:17, o apóstolo traz à tona essa verdade ao confessar que era muito afligido pela sua fé.
A sua experiência pessoal no caminho a Damasco, trouxe uma vida de devoção e tribulação. Apesar disso, ele aprendeu a se gloriar nas suas fraquezas. 2 Co 11:30.
Guardei a fé
Quantas vezes as circunstâncias nos atemorizam a ponto de fraquejarmos na fé. Foi por isso, que Paulo frisou que sua fé foi mantida até o fim. Não é fácil passar por lutas, perseguições e prisões e, ainda assim, manter a esperança.
O que o apóstolo quer mostrar é que, vale à pena viver uma vida de privações com fidelidade em Deus. Por isso, a Palavra fala em Provérbios 4:23 diz que devemos guardar o nosso coração. Quando a Bíblia cita a palavra coração, ela se refere à mente, onde está o campo das emoções.
Uma coisa que devemos ter cautela é com as nossas emoções. Pois, aquele que serve a Deus com base nos sentimentos, está a ponto de fracassar. Até porque, a fé não está ligada aos sentimentos. Pelo contrário, a fé é a certeza das coisas que se esperam. Hebreus 11:1
Portanto, guardar a fé também significa guardar os mandamentos. Afinal, as escrituras mostram o início e o fim de todas as coisas. Com isso, sabemos o que estamos esperando. Somente, cabe ao cristão aguardar as promessas de Deus se cumprirem. Tão somente, guarde a sua fé.
Como aplicar esse ensinamento em nossas vidas?
Sendo assim, toda vez que uma situação adversa quiser roubar nossa paz, devemos agradecer e entregar nossas petições a Deus. O mundo ainda não entende como os sofrimentos podem ser cooperadores para o nosso crescimento. No entanto, a palavra fala exatamente isso.
Vamos meditar em 1 Pedro 5:10, aqui o apóstolo Pedro mostra que os sofrimentos nos aperfeiçoam. O alvo é chegarmos até a estatura de Cristo. Por isso, passamos por momentos que nos fazem sair da zona de conforto. Essa é uma maneira de Deus tratar o nosso caráter para que sejamos parecidos com Ele.
Em outras palavras, quando você sofre, você tem a oportunidade de crescer em conhecimento e graça de Deus. Na mesma medida, Ele é capaz de fortalecer sua identidade Nele e fazer de você uma pessoa forte.
É bom lembrar que, Deus se agrada um coração que depende Dele. Em Romanos 8:15, Paulo nos alerta que não recebemos um espírito de escravidão. Muito pelo contrário, somos filhos e podemos clamar “Aba Pai”,papaizinho.
No momento em que Paulo recebeu o espírito de adoção, ele pôde entender claramente que era filho. Essa identidade o ajudou a suportar todas as aflições.
O que ganharemos se guardarmos a fé?
Ao guardamos a fé, ganharemos um coroa incorruptível. 1 Coríntios 9:25. Se existe uma recomendação de guardar a fé, é porque é possível que a fé seja perdida.
E o que fazer para não perder a fé? Segundo o que está escrito em Hebreus 10:25, não devemos deixar de nos reunir como igreja. É muito comum acharmos pessoas que se afastaram da congregação. Algumas dizem que continuam mantendo a fé. Porém, essa é uma grande cilada de satanás.
A mensagem que está em Hebreus, diz que devemos nos reunir para que possamos encorajar uns aos outros. De outra maneira, fica muito difícil caminhar sozinho. Até porque, o mundo apresenta facilidades e caminhos que não condizem com o evangelho. Como a palavra diz, o diabo se disfarça de anjo de luz. O melhor é vigiar.
Em outra passagem fala que o diabo está ao nosso redor, pronto para nos devorar. Isso mostra que,uma ovelha que anda perto das outras, atrás do seu pastor, fica muito mais protegida.
Complete a corrida
Você consegue perceber como a vida nos leva a enfrentar oscilações o tempo todo. Ora, estamos alegres e motivados, ora estamos cansados e tristes. Dessa maneira, podemos reconhecer que as dificuldades estão nos dando oportunidade de nos tornarmos dependentes de Deus.
Então, irmão, tenha bom ânimo. Essa dificuldade momentânea vai trazer mais confiança, fé e, seguidamente, autoridade. Nesse momento, busque ao Senhor em oração e ore a Palavra Dele.
Já que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus, medite nela dia e noite.
Uma maneira de alimentar o seu coração de fé é orando a Palavra e enchendo a mente de esperança. Esqueça todas as taxações do mundo sobre a sua vida e creia no que Deus fala para você.
Somente assim, como o apóstolo Paulo, você poderá falar que venceu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé. Amém?
Combati O Bom Combate guardei a fé
Acima de tudo, peça orientação ao Espírito Santo para conduzir sua vida. Em todo momento, passamos por conflitos e desconfortos. Todavia, somos fortalecidos, à medida que nos relacionamos com Deus.
Somente a Palavra de Deus pode guiar nossos corações para enfrentar as dificuldades .Por isso, é fundamental olhar para Cristo. Ele é o nosso verdadeiro alvo.
Devemos, em todo tempo, manter o nosso caráter aprovado, a fim de que possamos dizer: Combati o bom combate, completei a carreira e e guardei a fé!
Verso: 2 Timóteo 4:7