A terra era sem forma e vazia
Compartilhe:
No princípio de todas as coisas o Senhor Deus criou os céus e a Terra, segundo alguns estudiosos, Deus poderia ter criado os anjos e o céu celestial, lugar da sua habitação neste mesmo período, particularmente não acreditamos nesta possibilidade. Acreditamos que o Eterno criou no princípio o universo e o planeta Terra.
A quem diga que a Terra ficou sem forma e vazia, porque o diabo, também conhecido como satanás o pai da mentira, foi expulso do céu juntamente com 1/3 dos anjos que o seguiu e foram lançados na Terra, por este motivo supostamente ela teria ficado sem forma e vazia, mas esta é uma suposição que não tem base bíblica.
O fato da Terra estar sem forma e vazia, é porque o Senhor Deus decidiu em sua soberania, autoridade e poder criar todas as coisas em seis e no sétimo dia descansar (linguagem figurada nos ensinando o princípio do descanso, porque Deus é incansável, portanto a “Terra estava sem forma e vazia”, pelo processo de criação estabelecido por Deus.
Sem forma e vazia
O Deus o qual cremos que criou todas as coisas é um Senhor perfeito e maravilhoso. Tudo que Ele faz é exatamente perfeito e maravilhoso. Precisamos partir desta premissa da perfeição Divina, para entender da melhor maneira a criação de Deus, segundo a Sua revelação para nós, que somos seres criados.
Existe uma corrente que acredita que a Terra estava sem forma e vazia, porque o Senhor ao expulsar satanás do céu juntamente com 1/3 dos anjos que seguiram o diabo em sua rebelião contra Deus, eles foram lançados na Terra deixando-a deformada e vazia. Esta teoria não tem nenhuma base nas Escrituras Sagradas, podemos classificá-la como uma heresia, e por si só não pode ser confirmada.
Outro dado importante que deve ser levado em consideração é que satanás e os demônios são seres espirituais e não possuem matéria, ou seja, não possuem corpo físico.
A Terra estava sem forma e vazia, pelo fato do Senhor ainda não ter criado, rios, mares, florestas, animais e os seres humanos. Mas, em cada dia da criação o Senhor foi colocando a sua criação em ordem, para que o planeta fosse habitado.
Havia trevas sobre a face do abismo
O termo trevas em nossa cosmovisão moderna está associado diretamente à presença do mal, contudo neste caso o mal não reinava, pois o rei supremo é o Senhor nosso Deus, conhecido também como Pai das luzes, criador dos céus e da Terra. Portanto o mal não tem nenhuma chance diante de um Deus tão poderoso e glorioso.
As trevas neste caso estão associadas à ausência de luminares, que foram criados posteriormente, o sol foi criado para iluminar, aquecer e ser fundamental na vida humana, sendo ele um astro que possui o seu próprio sistema com planetas. E para iluminar as noites que o Senhor colocou a Lua que na verdade reflete a luz do Sol e ilumina as noites.
Quando pensamos em abismo logo vem em nossa cabeça a imagem de um “grand canyon” ou de um vale, mas neste caso da criação temos é somente um relato de algo que estava no processo de criação, pois o vales ou os canyons são lugares que em algum momento da história tiveram rios que corriam em seus desfiladeiros.
Observação
Grand Canyon é é uma formação da natureza e é constituída por camadas profundas, rochosas e vermelhas.
O Espírito de Deus se movia sobre a face das águas
Podemos interpretar que o autor está querendo nos dizer literalmente que a terceira pessoa da Trindade era ativo na criação de todas as coisas. Mostrando que o Espírito de Deus era uma pessoa e fazia parte de todo o processo de criação do universo e seus sistemas solares e galáxias e o planeta Terra.
Muitos estudiosos afirmam que o termo Elo’him (hebraico) = Deus todo Poderoso, Soberano, Majestoso e Supremo, é o plural designando a Trindade em unidade na criação. Portanto se partirmos deste pressuposto, podemos verdadeiramente afirmar que o Espírito Santo foi agente a na criação juntamente com o Pai e o Filho unigênito (Jesus Cristo).
Por que o Espírito Santo se movia sobre a face das águas?
Simplesmente porque Ele é uma pessoa com a mesma essência, mesmo poder e da mesma natureza que o Pai e o Filho, sendo assim, Ele se movia por toda a criação, como ainda o faz na Igreja de Jesus Cristo.
Verso: Gênesis 1:2