Neemias 12 Bíblia Versão Fácil de Ler - VFL

Leia Online o capítulo 12 de Neemias na Bíblia Versão Fácil de Ler - VFL. Inclui todos os versículos da bíblia e pode ser ouvido em forma de áudio.

Compartilhe:

A lista dos sacerdotes e levitas

Estes são os sacerdotes e levitas que voltaram a Jerusalém com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesua:

Seraías, Jeremias, Esdras,

Amarias, Maluque, Hatus,

Secanias, Reum Meremote,

Ido, Ginetom, Abias,

Miamim, Maadias, Bilga,

Semaías, Joiaribe, Jedaías,

Salu, Amoque, Hilquias e Jedaías.

Eles eram os chefes dos sacerdotes e os seus parentes nos tempos de Jesua.

Os levitas eram Jesua, Binui, Cadmiel, Serebias, Judá e Matanias. Matanias e os seus irmãos estavam encarregados dos cânticos de louvor a Deus.

Baquebuquias e Uniu eram irmãos desses levitas e ficavam em frente deles nos serviços.

Os descendentes de Jesua eram Joiaquim, Eliasibe, Joiada,

Jônatas e Jadua.

No tempo de Joiaquim, estes eram os chefes das famílias dos sacerdotes:

O chefe da família de Seraías era Meraías;

o da família de Jeremias era Hananias;

o da família de Esdras era Mesulão;

o da família de Amarias era Joanã;

o da família de Maluqui era Jônatas;

o da família de Secanias era José;

o da família de Harim era Adna;

o da família de Meremote era Helcai;

o da família de Ido, era Zacarias;

o da família de Ginetom era Mesulão;

o da família de Abias era Zicri;

o da família de Miniamim e de Maadias era Piltai;

o da família de Bilga era Samua;

o da de Semaías, era Jônatas;

o da família de Joiaribe era Matenai;

o da família de Jedaías era Uzi;

o da família de Salai era Calai;

o da família de Amoque era Héber;

o da família de Hilquias era Hasabias;

e o da família de Jedaías era Natanael.

Os nomes dos chefes das famílias dos levitas e dos sacerdotes nos tempos de Eliasibe, Joiada, Joanã e Jadua foram inscritos durante o reinado de Dario, rei da Pérsia.

Os chefes de família dos descendentes dos levitas estavam inscritos no livro de registros até o tempo de Joanã (filho de Eliasibe).

Os chefes dos levitas eram: Hasabias, Serebias, Jesua (filho de Cadmiel) e os seus irmãos que ficavam em frente deles para louvar e dar graças a Deus durante seu plantão respectivo assim como o ordenou Davi, homem de Deus.

Matanias, Baquebuquias, Obadias, Mesulão, Talmom e Acube eram porteiros que vigiavam os armazéns perto das entradas.

Eles serviram nos dias de Joiaquim (filho de Jesua e neto de Jozadaque) e nos dias do governador Neemias e do mestre e sacerdote Esdras.

A inauguração do muro de Jerusalém

Quando o muro de Jerusalém foi inaugurado, chegaram a Jerusalém todos os levitas que vieram dos povos onde moravam. Os levitas vieram para celebrar, cantando hinos de louvor e agradecimento a Deus, e tocando címbalos, harpas e liras.

Os cantores também vieram a Jerusalém dos povos próximos, das vilas de Netofate,

de Bete-Gilgal, de Geba e de Azmavete, pois eles tinham fundado vilas nas redondezas, de Jerusalém.

Numa cerimônia, os sacerdotes e levitas se purificaram a si mesmos e purificaram o povo, as entradas e o muro de Jerusalém.

Então eu disse aos chefes de Judá que subissem e ficassem na parte alta do muro e organizei dois grandes coros para dar graças a Deus. Um foi para a direita do muro, para a porta do Esterco.

Junto com eles iam Hosaías e a metade dos líderes de Judá.

Também iam Azarias, Esdras, Mesulão,

Judá, Benjamim, Semaías, e Jeremias.

Com eles iam alguns sacerdotes com trombetas e Zacarias, filho de Jônatas, neto de Semaías, bisneto de Matanias, trineto de Micaías, tetraneto de Zacur, pentaneto de Asafe.

Também iam os seus parentes Semaías, Azareel, Milalai, Gilalai, Maai, Natanael, Judá e Hanani, os quais levavam os instrumentos musicais de Davi, homem de Deus. O mestre Esdras ia à frente de todos os que estavam ali para a inauguração do muro.

Foram à porta da Fonte e depois subiram a escada que ia para a cidade de Jerusalém. Passaram pela Cidade de Davi e partiram para a porta das Águas.

O segundo coro seguiu para a esquerda. Eu ia com a outra metade das pessoas seguindo o coro. Subimos pelo muro desde a torre dos Fornos até o grande muro.

Depois passamos por cima da porta de Efraim, a porta da Cidade Antiga, a porta do Peixe, a torre de Hananeel, e a torre dos Cem até a porta das Ovelhas e paramos na porta da Guarda.

Os dois coros ficaram nos seus respectivos lugares na casa de Deus. Também eu procurei o meu lugar, assim como a metade dos oficiais

e os sacerdotes Eliaquim, Maaseias, Miniamim, Micaías, Elioenai, Zacarias e Hananias, que levavam as suas trombetas.

Maaseias Semaías, Eleazar, Uzi, Joanã, Malquias, Elão e Ézer também se colocaram nos seus lugares.

Os coros começaram a cantar sob a direção de Jezraías.

Nesse dia os sacerdotes ofereceram grandes sacrifícios e ficaram muito alegres porque Deus os encheu de alegria. Até as mulheres e as crianças celebraram. A celebração em Jerusalém podia ser ouvida desde muito longe.

Nesse dia foram nomeados muitos homens para que se encarregassem dos depósitos onde se armazenavam as ofertas. O povo trazia os seus primeiros frutos e a décima parte das suas colheitas. Os que estavam encarregados guardavam tudo nos depósitos. O povo estava feliz pelos sacerdotes e os levitas que faziam os seus serviços e por isso trouxeram muitas coisas para guardar nos depósitos.

Os sacerdotes e levitas ofereceram seu trabalho a Deus e faziam as cerimônia de purificação. Os cantores e os porteiros faziam seu trabalho como haviam ordenado Davi e o seu filho Salomão.

Em tempos antigos, no tempo de Davi, Asafe era o líder dos cantores e tinha muitas canções de louvor e agradecimento a Deus.

No tempo de Zorobabel e de Neemias, o povo de Israel dava cada dia porções para os cantores e porteiros. Também separavam dinheiro para os outros levitas e os levitas separavam dinheiro para os descendentes de Arão.