Ezequiel 45 Bíblia Versão Fácil de Ler - VFL

Leia Online o capítulo 45 de Ezequiel na Bíblia Versão Fácil de Ler - VFL. Inclui todos os versículos da bíblia e pode ser ouvido em forma de áudio.

Compartilhe:

Repartição da terra para uso sagrado

— Quando você repartir a terra por sorteio entre o povo, separe também uma área de terra como presente para o SENHOR. Toda essa área será santa e medirá 12.500 metros de comprimento por 10.000 de largura.

Nessa área, separe um terreno de 250 metros de cada lado para o templo sagrado. Ao redor desse terreno haverá um espaço livre de 25 metros de largura.

Portanto, você separará dessa área de terra uma parcela de 12.500 metros de comprimento por 5.000 de largura para o santuário, o Lugar Santíssimo.

Essa área estará separada como uma área sagrada para os sacerdotes que permaneçam perto do SENHOR para servi-lo. Haverá lugar para suas casas e uma área sagrada para o santuário.

Essa área medirá 12.500 metros de comprimento por 5.000 de largura. Haverá vinte habitações como herança permanente para os levitas que servem no templo.

Haverá uma porção de terra de 2.500 metros de largura por 12.500 metros de comprimento que pertencerá à cidade. Também haverá uma área de 10.000 metros de comprimento como presente sagrado para todo o povo de Israel.

— Uma porção da terra será designada para o governante em cada lado do distrito sagrado e da propiedade da cidade, em direção ao leste e ao oeste. Terá o mesmo comprimento, tanto em direção ao leste como em direção ao oeste, que as outras áreas das tribos.

Pelo bem da terra, esta será propiedade do governante, para que os governantes já não oprimam o meu povo e permitam ao povo de Israel manter suas terras.

Assim diz o Senhor DEUS:

— Governantes de Israel, estou cansado da má conduta de vocês! Deixem de ser tão violentos e de roubar do meu povo. Pratiquem a justiça e façam o bem. Deixem de expulsar o meu povo de sua terra. Isto é o que diz o Senhor DEUS.

— Usem balanças justas e precisas, para sólidos e líquidos. O efa e o bato terão volumes equivalentes.

Tanto o efa como o bato terão o mesmo que uma décima parte de um ômer.

Um siclo pesará vinte geras. Uma mina será o mesmo que sessenta siclos.

— Esta é a oferta que você terá que apresentar:

por cada ômer de trigo, a sexta parte de um efa;

por cada ômer de cevada, a sexta parte de um efa;

por cada coro de azeite, a décima parte de um bato de azeite;

(isto é o mesmo que dez batos, também a um ômer, já que dez batos são o mesmo que um ômer)

e por cada duzentas ovelhas, uma ovelha.

— Também haverá ofertas de vinho de Israel para acompanhar as de cereal, sacrifícios que são queimados completamente e ofertas de festejar para purificação. Assim diz o Senhor DEUS.

— Todo o povo terá que apresentar essa oferta ao governante de Israel.

O governante terá que oferecer os sacrifícios que são queimados completamente, as ofertas de cereal e as ofertas de vinho. Ele fará isso durante os festivais, as luas novas, os dias de descanso e todas as assembleias sagradas da casa de Israel. Também apresentará os sacrifícios pelo pecado para purificar o povo de Israel.

Assim diz o Senhor DEUS:

— No primeiro dia do primeiro mês, tome um bezerro sem defeito e descontamine o santuário.

Depois o sacerdote pegará um pouco do sangue da oferta para o perdão dos pecados e o porá nos marcos das portas do templo, nos cantos das quatro paredes do altar e nos marcos da porta do pátio interior.

Ele fará o mesmo no dia sétimo do mês para purificar o templo dos que erraram sem perceber ou sem querer.

— No dia catorze do primeiro mês será celebrada a festa da Páscoa. Durante sete dias só se comerá pão sem fermento.

Nesse momento, o governante apresentará uma oferta pelo perdão dos pecados, por si mesmo e por todo o povo.

Durante cada um dos sete dias dessa festa, o governante oferecerá sacrifícios que são queimados completamente ao SENHOR; sete bezerros e sete carneiros sem defeito, assim como um carneiro como sacrifício pelo pecado.

Também oferecerá um efa de cereal por bezerro, um efa por carneiro e um him de azeite por efa.

— No décimo quinto dia do sétimo mês, durante a festa, oferecerá durante os sete dias completos os mesmos sacrifícios pelo pecado, sacrifícios que são queimados completamente, e as mesmas ofertas de cereal e azeite.