1 Samuel 26 Bíblia Versão Fácil de Ler - VFL
Leia Online o capítulo 26 de 1 Samuel na Bíblia Versão Fácil de Ler - VFL. Inclui todos os versículos da bíblia e pode ser ouvido em forma de áudio.
Compartilhe:
Davi perdoa a vida de Saul novamente
Os de Zife foram a Gibeá para dizer a Saul:
— Davi se esconde no monte de Haquila, em frente de Jesimom.
Saul foi ao deserto de Zife com os 3.000 soldados israelitas que havia escolhido para procurar Davi.
Saul acampou no monte de Haquila, na frente do deserto, à beira da estrada. Quando Davi, que morava no deserto, ouviu dizer que Saul o estava seguindo,
enviou espiões para confirmar se Saul estava em Haquila.
Então Davi foi ao acampamento de Saul e viu onde estavam dormindo Saul e Abner. Abner, filho de Ner, era o comandante do exército de Saul. Saul estava dormindo dentro do acampamento com todo o exército ao seu redor.
Davi perguntou a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe:
— Quem quer ir comigo ao acampamento de Saul?
Abisai respondeu:
— Eu vou com você.
Quando veio a noite, Davi e Abisai foram ao acampamento de Saul e o encontraram dormindo dentro do acampamento, com sua lança enfiada no chão, perto de sua cabeça. Abner e os outros soldados estavam dormindo ao redor de Saul.
Abisai disse a Davi:
— Hoje é o dia que Deus lhe entregou o seu inimigo. Deixe-me encravar Saul no chão com sua própria lança, um golpe só e pronto!
Mas Davi disse a Abisai:
— Não o mate! Quem fizer mal ao rei que o SENHOR escolheu será castigado!
Tão certo como o SENHOR vive, que ele mesmo o castigará. Talvez Saul sofra uma morte natural ou talvez seja morto na batalha,
mas eu peço ao SENHOR que nunca me permita fazer mal ao rei que o SENHOR escolheu. Pegue a lança e a jarra de água que estão perto da cabeça de Saul e vamos embora.
Davi mesmo pegou a lança e a jarra que estavam perto de sua cabeça e os dois saíram do acampamento sem que ninguém os visse nem se dessem conta do que tinha acontecido. Ninguém sequer acordou. O SENHOR havia feito com que Saul e o seu exército caíssem em um sono profundo.
Davi atravessou o vale até o monte, em frente do acampamento de Saul, deixando uma boa distância entre eles.
Dali, Davi gritou ao exército e a Abner, filho de Ner:
— Abner!
Abner respondeu:
— O que é que você quer?
Davi disse:
— Não é você o mais valente em todo Israel? Então, por que não protegeu ao seu senhor, o rei? Alguém do povo entrou em seu acampamento para matar o rei.
E você nem se deu conta disso. Tão certo como o SENHOR vive, você e seus homens merecem a morte por não ter protegido o rei, o escolhido do SENHOR. Vá ver onde estão a lança e a jarra de água que estavam perto da cabeça de Saul.
Saul reconheceu a voz de Davi, e disse:
— Davi, meu filho, é você?
Davi respondeu:
— Sim, Sua Majestade, sou eu.
Também disse:
— Senhor meu, por que me persegue? Que mal tenho lhe feito? Do que me acusa?
Peço a Sua Majestade que ouça as minhas palavras. Se quem o põe contra mim for o SENHOR, com uma oferta se resolveria. Mas se são os homens que estão contra mim, que o SENHOR os amaldiçoe. Por eles tive que deixar a terra que o SENHOR me deu e me disseram que deveria servir a outros deuses.
Não faça que eu morra longe da presença do SENHOR. Para que procurar uma simples pulga como eu? É como caçar perdizes nos montes!
Então Saul disse:
— Tenho sido um pecador. Davi, meu filho, regresse. Hoje você demonstrou que respeita minha vida, e por isso não lhe farei mal nenhum. Tenho me portado como um insensato e tenho cometido um grave erro.
Davi lhe respondeu:
— Aqui está a lança do meu rei. Envie a um dos seus homens para que a apanhe.
O SENHOR dá o pagamento a cada um segundo os seus feitos: recompensa a quem faz o bem e castiga a quem faz o mal. O SENHOR o pôs nas minhas mãos no dia de hoje, mas eu não fiz nenhum mal ao rei que o SENHOR escolheu.
Hoje lhe demonstrei que respeito sua vida. Que o SENHOR me livre de qualquer problema.
Então Saul disse a Davi:
— Que Deus o abençoe, Davi, meu filho. Você fará grandes coisas e triunfará.
Davi partiu e Saul regressou à sua casa.