1 Reis 5 Bíblia Versão Fácil de Ler - VFL

Leia Online o capítulo 5 de 1 Reis na Bíblia Versão Fácil de Ler - VFL. Inclui todos os versículos da bíblia e pode ser ouvido em forma de áudio.

Compartilhe:

Salomão constrói o templo

O rei Hirão de Tiro sempre havia sido amigo de Davi. Quando Hirão ouviu que tinham consagrado a Salomão como rei em lugar do seu pai Davi, mandou seus servos a Salomão.

Salomão mandou dizer ao rei Hirão:

“Sabe que meu pai, o rei Davi, não pôde construir um templo em honra ao SENHOR, seu Deus, porque teve que combater guerras por todos lados. Estava esperando até que o SENHOR lhe desse a vitória sobre os seus inimigos.

Mas agora o SENHOR, meu Deus, me deu paz por todos lados; não tenho nenhum inimigo. Meu povo já não está em perigo.

“Ao meu pai Davi, o SENHOR prometeu que o filho que fosse rei depois dele construiria um templo em sua honra. Portanto, agora estou planejando construir esse templo em honra ao SENHOR, meu Deus.

Mande seus homens ao Líbano para que cortem árvores para mim. Os meus servos trabalharão com os seus e pagarei a eles o preço que você decidir. Mas preciso da sua ajuda, pois os carpinteiros sidônios são melhores do que os carpinteiros israelitas”.

Quando Hirão ouviu o que Salomão pedia, ficou muito contente e disse:

— Agradeço ao SENHOR hoje por dar a Davi um filho sábio para governar esta grande nação.

Então Hirão mandou uma mensagem a Salomão que dizia:

“Aceito o seu pedido. Darei a você todo o cedro e pinho que deseja.

Os meus servos descerão com a madeira do Líbano até o mar e eu a amarrarei em forma de jangadas no mar e a mandarei ao lugar que você indicar. Ali a deixarei e você a poderá ir buscar. Em troca, desejo que forneça alimento para o meu palácio”.

Assim Hirão deu a Salomão todo o cedro e o pinho que ele desejava.

Salomão pagou anualmente a Hirão 5.000 toneladas de trigo e perto de 400.000 litros de azeite puro de oliveira.

O SENHOR deu sabedoria a Salomão, assim como tinha lhe prometido. E houve paz entre Hirão e Salomão. Estes dois reis fizeram uma aliança entre eles.

O rei Salomão convocou 30.000 israelitas para ajudarem neste trabalho.

Ele escolheu como chefe um homem chamado Adonirão e dividiu os trabalhadores em três grupos. Tinha 10.000 homens em cada grupo. Cada grupo trabalhava um mês no Líbano e depois passava dois meses em casa.

Salomão convocou também 80.000 homens para cortar pedra na região montanhosa. Havia 70.000 homens para transportar as pedras.

Também mandou 3.300 oficiais da corte do rei para supervisionar a obra.

O rei Salomão mandou que cortassem pedras grandes e valiosas para o alicerce do templo.

Então os construtores de Salomão e Hirão e os homens de Gebal cortaram as pedras. Assim prepararam as pedras e a madeira para edificar o templo.