1 Crônicas 15 Bíblia Versão Fácil de Ler - VFL

Leia Online o capítulo 15 de 1 Crônicas na Bíblia Versão Fácil de Ler - VFL. Inclui todos os versículos da bíblia e pode ser ouvido em forma de áudio.

Compartilhe:

A arca da aliança em Jerusalém

Davi mandou construir várias casas para ele na Cidade de Davi, preparou um lugar para a arca de Deus e levantou uma tenda para a arca.

Davi advertiu a todos:

— Somente os levitas podem transportar a arca de Deus, porque o SENHOR os escolheu para levar a arca do SENHOR e para servi-lo sempre.

Depois Davi reuniu todo o povo de Israel em Jerusalém para levar a arca do SENHOR para o lugar que havia preparado.

Também Davi reuniu os descendentes de Arão e os levitas:

Dos descendentes de Coate estava Uriel, que era o chefe, junto com 120 parentes.

Dos descendentes de Merari estava Asaías, que era o chefe, junto com 220 parentes.

Dos descendentes de Gérson estava Joel, que era o chefe, junto com 130 parentes.

Dos descendentes de Elizafã estava Semaías, que era o chefe, junto com 200 parentes.

Dos descendentes de Hebrom estava Eliel, que era o chefe, junto com 80 parentes.

Dos descendentes de Uziel estava Aminadabe, que era o chefe, junto com 112 parentes.

Depois Davi se reuniu com alguns sacerdotes e levitas. Os sacerdotes eram Zadoque e Abiatar. Os levitas eram Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe.

Na reunião Davi lhes disse:

— Vocês são os líderes e chefes das famílias dos levitas, portanto purifiquem-se e façam com que todos os levitas se purifiquem diante de Deus. Assim poderão levar a arca do SENHOR, Deus de Israel, para o lugar que eu preparei.

Como vocês não estavam conosco da primeira vez, o SENHOR, nosso Deus, se enfureceu conosco porque não o consultamos da maneira que ele havia mandado.

Então os sacerdotes e os levitas se purificaram para poder levar a arca do SENHOR, Deus de Israel.

Os levitas carregaram a arca sobre os seus ombros utilizando as varas, assim como o SENHOR havia mandado por meio de Moisés.

Davi também pediu aos chefes dos levitas que falassem com seus familiares músicos e para que animassem a celebração. Davi queria que todos estivessem cheios de alegria cantando ao som de liras, harpas e pratos.

Os levitas chamaram então Hemã, filho de Joel, e seu parente Asafe, filho de Berequias. Também chamaram Etã, filho de Cuxaías, dos descendentes de Merari.

Junto com eles estavam outros parentes que lhe seguiam em categoria no serviço. Estes são seus nomes: Zacarias, Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uniu, Eliabe, Benaia, Maaseias, Matitias, Elifeleu, Micneias, e os porteiros Obede-Edom e Jeiel.

Hemã, Asafe e Etã eram músicos e tocavam os pratos de bronze.

Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uniu, Eliabe, Maaseias e Benaia tinham harpas para tocar segundo Alamote.

Matitias, Elifeleu, Micneias, Obede-Edom, Jeiel e Azazías tinham liras para tocar segundo Seminite.

Quenanias era o diretor musical dos levitas. Como ele era muito talentoso e competente, estava encarregado de dirigir e coordenar todos os músicos.

Berequias e Elcana eram guardas da arca.

Os sacerdotes Sebanias, Josafá, Natanael, Amasai, Zacarias, Benaia e Eliézer tocavam as trombetas. Obede-Edom e Jeías também eram guardas da arca.

Davi, os líderes de Israel e os comandantes de 1.000 soldados estavam encarregados de trazer a arca da aliança do SENHOR desde a casa de Obede-Edom. Todos iam cheios de alegria.

Como Deus ajudou os levitas que levavam a arca da aliança do SENHOR, sacrificaram sete bois e sete carneiros.

Davi, os levitas que levavam a arca, os músicos, os cantores e Quenanias (que era o diretor musical) levavam túnicas finas de linho, e Davi estava vestido também com um éfode de linho.

Todo o povo de Israel escoltou a arca da aliança do SENHOR. Eles iam cheios de júbilo cantando ao ritmo de chifres de carneiros, trombetas, pratos, harpas e liras.

Quando a arca da aliança do SENHOR entrou na Cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou pela janela e, ao ver Davi saltando e dançando com alegria, sentiu desprezo por ele.