1 Crônicas 12 Bíblia Versão Fácil de Ler - VFL

Leia Online o capítulo 12 de 1 Crônicas na Bíblia Versão Fácil de Ler - VFL. Inclui todos os versículos da bíblia e pode ser ouvido em forma de áudio.

Compartilhe:

Os guerreiros aliados de Davi

Davi se escondeu de Saul, filho de Quis, em Ziclague. Ali foram se reunir com ele vários guerreiros que o tinham ajudado nas batalhas.

Eram homens muito hábeis no uso do arco e da flecha e podiam lançá-las com ambas as mãos. Esta é a lista com seus nomes:

Da tribo de Benjamim e parentes de Saul:

O chefe Aieser e Joás, ambos eram filhos de Semaá, de Gibeá; Jeziel e Pelete, filhos de Azmavete; Beraca e Jeú de Anatote;

Ismaias, nascido em Gibeom, que era um dos trinta guerreiros e chefe deles; Jeremias, Jaaziel, Joanã e Jozabade, nascido em Gederate.

Também estavam Eluzai, Jeremote, Bealias, Semarias, Sefatias o harufita,

os coreítas Elcana, Issias, Azareel, Joezer e Jasobeão;

Joelá e Zebadias, filhos de Jeroão, de Gedor.

Também alguns da tribo de Gade se uniram a Davi quando estava na fortaleza do deserto. Eles eram guerreiros corajosos, sempre prontos para a batalha. Eram hábeis com o escudo e a lança; ferozes como leões e ágeis como gazelas nas montanhas. Esta é a lista com seus nomes:

Ézer, o chefe; Obadias, o segundo no comando; Eliabe, o terceiro;

Mismana, o quarto; Jeremias, o quinto;

Atai, o sexto; Eliel, o sétimo;

Joanã, o oitavo; Elzabade, o nono;

Jeremias, o décimo, e Macbanai, o décimo primeiro.

Estes de Gade eram chefes militares. O de patente menor estava encarregado de 100 homens e o de patente maior comandava mais de 1.000 homens.

Eles foram os homens que atravessaram o rio Jordão no primeiro mês, quando o rio estava muito alto. Colocaram para correr todos os que moravam nos vales em direção ao oriente e ao ocidente.

Alguns homens da tribo de Benjamim e Judá também se uniram a Davi na fortaleza.

Davi foi se encontrar com eles e lhes disse:

— Se vocês estão vindo para me ajudar, me alegro muito que se unam comigo. Mas se estão vindo para me trair, eu espero que o Deus dos seus antepassados os condene, já que não tenho matado ninguém.

Então o Espírito veio sobre Amasai, o chefe dos trinta, e ele disse assim:

“Estamos do seu lado, Davi!

Estamos com você, filho de Jessé!

Paz, sim, paz para você

e para os que o ajudam,

porque Deus o tem ajudado!”

Então Davi os recebeu e os levou junto com os chefes do seu exército.

Alguns homens da tribo de Manassés também se juntaram a Davi. Isso aconteceu quando ele chegou com os filisteus para lutar contra Saul. Mas os filisteus fizeram uma reunião de líderes antes do combate. Nessa reunião pensaram que Davi poderia unir-se com Saul e isso lhes custaria a vida. Então decidiram tirar Davi e por isso ele não ajudou os filisteus.

Os homens da tribo de Manassés que se uniram a Davi quando ele foi a Ziclague foram os seguintes: Adna, Jozabade, Jediael, Micael, Jozabade, Eliú e Ziletai. Eles eram chefes dos clãs de Manassés.

Todos eles eram guerreiros e oficiais do exército, portanto conseguiram ajudar Davi no combate contra o grupo de invasores.

Cada dia mais homens se uniam a Davi. Dessa forma conseguiram formar um exército tão grande como se fosse um exército de Deus.

Mais guerreiros se unem a Davi em Hebrom

Muitos homens equipados para a batalha chegaram até Hebrom para se unirem a Davi. Ali lhe deram o poder do reino de Saul, assim como havia falado o SENHOR. Aqui está o total de homens:

Da tribo de Judá chegaram 6.800 homens com seus escudos e lanças, equipados para a batalha.

Da tribo de Simeão se uniram 7.100 guerreiros valentes.

Da tribo de Levi apresentaram-se 4.600 homens.

Joiada, chefe da família de Arão, chegou com 3.700 homens.

Zadoque, jovem guerreiro, chegou com 22 comandantes de sua família.

Da tribo de Benjamim, a mesma de Saul, apresentaram-se 3.000 homens. Quase todos eles tinham permanecido fiéis à família de Saul.

Da tribo de Efraim chegaram 20.800 guerreiros famosos em seus clãs.

A metade da tribo de Manassés escolheu diretamente 18.000 homens para irem proclamar Davi como rei.

A tribo de Issacar entendeu muito bem o que acontecia nesse tempo e sabia o que Israel deveria fazer. Por isso enviaram 200 chefes e todos os seus parentes sob as suas ordens.

Da tribo de Zebulom chegaram 50.000 homens com o firme propósito de ajudar. Todos estavam preparados para o combate e levavam todo tipo de armas.

A tribo de Naftali enviou 1.000 comandantes e 37.000 soldados com escudos e lanças.

Da tribo de Dã chegaram 28.600 homens prontos para a batalha.

Da tribo de Aser apresentaram-se 40.000 homens dispostos para a guerra e preparados para a batalha.

Das tribos do outro lado do Jordão, ou seja a tribo de Rúben, a de Gade e a metade da tribo de Manassés, chegaram 120.000 homens com todo tipo de armas.

Todos estes guerreiros se reuniram em Hebrom e formaram um só exército. Todos eles e todo o povo de Israel estavam decididos a estabelecer Davi como rei de todo Israel.

Todos eles estiveram com Davi, bebendo e celebrando durante três dias. Todos seus parentes lhes davam comida e bebida.

Também os vizinhos perto e até os de Issacar, Zebulom e Naftali lhes enviaram provisões em camelos, jumentos, mulas e bois. Lá receberam grandes quantidades de farinha, tortas de figos, pasas, vinho, azeite de oliva, bois e ovelhas, porque todo Israel estava em festa.