Josué 12 Nova Bíblia Viva Português - NBVP

Leia Online o capítulo 12 de Josué na Nova Bíblia Viva Português - NBVP. Inclui todos os versículos da bíblia e pode ser ouvido em forma de áudio.

Compartilhe:

Estes sãos os reis a leste do rio Jordão, das terras tomadas pelos israelitas, desde o ribeiro Arnom até o monte Hermom, contando as cidades do deserto oriental:

Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom. O reino dele ia desde Aroer, à beira do vale do Arnom, e do meio desse vale até o rio Jaboque, que é a fronteira dos amonitas. Esse território incluía a metade da atual área de Gileade, situada ao norte do rio Jaboque.

Seom dominava também a parte norte do vale do rio Jordão, até as costas ocidentais do mar de Quinerete; e para o sul, até o mar Morto, até Bete-Jesimote e, mais ao sul, até as encostas do monte Pisga.

Tomaram o território de Ogue, rei de Basã, um dos últimos refains existentes, que habitava em Astarote e em Edrei.

O território governado por ele estendia-se desde o monte Hermom, ao norte, até Salcá, no monte Basã, a leste; e para o oeste, ia até a fronteira com os gesuritas e com os maacatitas. O reino dele estendia-se também para o sul, abrangendo a metade norte do território de Gileade, fazendo fronteira ali com o reino de Seom, rei de Hesbom.

Moisés, servo do Senhor, e o povo de Israel, tinham destruído essas nações, e Moisés tinha dado as terras dessas nações às tribos de Rúben e Gade, e à meia tribo de Manassés.

Eis a lista dos reis eliminados por Josué e pelos exércitos de Israel no lado ocidental do Jordão. Esse território, entre Baal-Gade, no vale do Líbano, até o monte Halaque, a oeste de Seir, foi repartido por Josué e dado às outras tribos de Israel.

A área incluía a região montanhosa, as baixadas planas, a zona da Arabá, as encostas com as nascentes das águas, o deserto da Judeia e o Neguebe. Viviam ali antes os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus, e os jebuseus. Eis, pois, a lista dos reis:

o rei de Jericó, o rei de Ai, junto a Betel,

o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom,

o rei de Jarmute, o rei de Láquis,

o rei de Eglom, o rei de Gezer,

o rei de Debir, o rei de Geder,

o rei de Hormá, o rei de Arade,

o rei de Libna, o rei de Adulão,

o rei de Maquedá, o rei de Betel,

o rei de Tapua, o rei de Héfer,

o rei de Afeque; o rei de Lasarom,

o rei de Madom, o rei de Hazor,

o rei de Sinrom-Merom, o rei de Acsafe,

o rei de Taanaque, o rei de Megido,

o rei de Quedes, o rei de Jocneão do Carmelo,

o rei de Dor, da cidade de Nafate-Dor, o rei de Giom de Gilgal,

e o rei de Tirza. Trinta e um reis ao todo.