1 Reis 6 Nova Bíblia Viva Português - NBVP

Leia Online o capítulo 6 de 1 Reis na Nova Bíblia Viva Português - NBVP. Inclui todos os versículos da bíblia e pode ser ouvido em forma de áudio.

Compartilhe:

Foi na primavera do quarto ano do reinado de Salomão que ele começou a construção do templo. Isso ocorreu 480 anos depois que o povo de Israel deixou a escravidão do Egito.

O templo que o rei Salomão construiu para o Senhor media vinte e sete metros de comprimento, nove metros de largura, e doze metros e meio de altura.

Na frente do templo havia uma entrada especial do santuário, que media nove metros de largura e avançava quatro metros e meio à frente do templo.

De ponta a ponta havia janelas estreitas.

Nos dois lados do templo foram construídos quartos que davam de frente para os muros de fora. Cercavam o santuário e o Lugar Santíssimo.

Esses quartos eram de três andares; o andar de baixo media dois metros e vinte e cinco centímetros, o segundo andar media dois metros e setenta centímetros e o andar de cima media três metros e quinze centímetros. Os quartos estavam ligados às paredes do templo de modo que não fosse necessário perfurar as paredes com as vigas.

As pedras usadas na construção do templo eram preparadas na própria pedreira, de modo que toda a estrutura do templo foi construída sem que se ouvisse o som de martelo, de machado ou de qualquer outra ferramenta no local da construção.

A entrada para o andar de baixo desses cômodos laterais ficava pelo lado direito do templo, e havia uma escada que subia para o segundo andar e outra escada que ia do segundo para o terceiro andar.

Depois de acabada a construção do templo, Salomão revestiu tudo com chapas de madeira de cedro, incluindo as vigas e as colunas.

Havia uma construção anexa em cada lado do edifício, ligada às paredes do templo por madeira de cedro. Cada andar dessa construção anexa media dois metros e vinte e cinco centímetros de altura.

Então o Senhor mandou esta mensagem a Salomão com respeito ao templo que ele estava construindo:

“Quanto a este templo que você está construindo, se você seguir todos os meus mandamentos e as minhas instruções, cumprirei o que disse a seu pai Davi:

Morarei no meio dos israelitas, e nunca abandonarei Israel, o meu povo”.

E assim Salomão terminou a construção do templo.

Todo o interior, desde o chão até o teto, foi forrado com tábuas de madeira de cedro, e o soalho do templo foi feito com tábuas de pinho.

A sala interior, situada na parte de trás do templo, media nove metros; Salomão fez uma divisão com tábuas de cedro, desde o soalho até o teto. Esse era o santuário interno, ou seja, o Lugar Santíssimo.

O restante do templo, o Lugar Santo, media dezoito metros e trinta centímetros de comprimento.

Todo o interior do templo era de cedro que cobria totalmente as paredes de pedra e estava entalhado com desenhos de botões e flores abertas.

Ele preparou o santuário interno onde foi colocada a arca da aliança do Senhor.

Esse santuário interno media nove metros de comprimento, nove metros de largura e nove metros de altura. As paredes e o teto desse Lugar Santo estavam cobertos de ouro puro, e Salomão fez um altar revestido com tábuas de cedro.

Depois ele cobriu com ouro puro o interior do restante do templo, incluindo o altar de cedro, e fez correntes de ouro para proteger a entrada do Lugar Santíssimo.

Também revestiu de ouro todo o interior do templo e também o altar que pertencia ao santuário interno.

No santuário interno, o Lugar Santíssimo, Salomão esculpiu dois querubins, feitos de madeira de oliveira, cada um medindo quatro metros e meio de altura.

Cada querubim tinha duas asas, e cada asa media dois metros e vinte e cinco centímetros de comprimento: quatro metros e meio da ponta de uma asa à ponta da outra.

Os dois querubins tinham a mesma medida e a mesma forma.

A altura de cada querubim era de quatro metros e meio.

Os dois querubins foram colocados no Lugar Santíssimo; eles estavam com as asas estendidas, de maneira que a asa de um tocava numa parede, e a asa do outro tocava a outra parede As suas outras asas encostavam uma na outra no meio da sala.

Ele cobriu os dois querubins com ouro.

Figuras de querubins, de palmeiras e de flores abertas foram gravadas em todas as paredes internas e externas das duas salas do templo.

Salomão também revestiu o soalho das duas salas com ouro.

As portas que davam entrada para o santuário interno eram de madeira de oliveira, com batentes de cinco lados.

E nas duas portas de madeira de oliveira estavam esculpidos querubins, palmeiras e flores abertas, tudo coberto com ouro.

Depois ele fez os pilares de quatro lados de madeira de oliveira para a entrada do templo.

Fez também duas portas de madeira de pinho, cada porta com duas folhas presas por dobradiças.

Nessas portas havia figuras de querubins, de palmeiras e de flores abertas, cuidadosamente revestidas de ouro.

A parede do pátio interno tinha três camadas de pedras cortadas e uma camada de vigas de cedro.

O alicerce do templo do Senhor foi assentado perto do mês de maio, no quarto ano do reinado de Salomão.

A construção toda foi completada em cada detalhe, de acordo com as suas especificações, no mês de novembro do décimo primeiro ano do seu reinado. Salomão levou sete anos para construir o templo.