Romanos 4 Bíblia Nova Almeida Atualizada - NAA

Leia Online o capítulo 4 de Romanos na Bíblia Nova Almeida Atualizada - NAA. Inclui todos os versículos da bíblia e pode ser ouvido em forma de áudio.

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Abraão foi justificado pela fé

Que diremos, então, a respeito de Abraão, nosso pai segundo a carne? O que foi que ele conseguiu?

Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem do que se orgulhar, porém não diante de Deus.

Pois o que diz a Escritura? Ela diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça.”

Ora, para quem trabalha, o salário não é considerado como favor, mas como dívida.

Mas, para quem não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.

E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado aquele a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras.

Davi disse:

“Bem-aventurados aqueles cujas

transgressões são perdoadas,

e cujos pecados são cobertos;

bem-aventurado aquele

a quem o Senhor

jamais atribuir pecado.”

Esta bem-aventurança vem apenas sobre os circuncisos ou será que ela vem também sobre os incircuncisos? Porque dizemos: “A fé foi atribuída a Abraão para justiça.”

Como, pois, lhe foi atribuída? Estando ele já circuncidado ou sendo ainda incircunciso? Não foi no regime da circuncisão, mas quando ele ainda não havia sido circuncidado.

E Abraão recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda não havia sido circuncidado. E isto para que ele viesse a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que a justiça fosse atribuída também a eles.

Ele é também pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado.

Promessa e fé

A promessa de que seria herdeiro do mundo não veio a Abraão ou à sua descendência por meio da lei, e sim por meio da justiça da fé.

Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa.

Porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão.

Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja garantida para toda a descendência, não somente à descendência que está no regime da lei, mas também à descendência que tem a fé que Abraão teve — porque Abraão é pai de todos nós,

como está escrito: “Eu o constituí por pai de muitas nações” — diante daquele em quem Abraão creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.

Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe havia sido dito: “Assim será a sua descendência.”

E, sem enfraquecer na fé, levou em conta o seu próprio corpo já amortecido, tendo ele quase cem anos, e a esterilidade do ventre de Sara.

Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,

estando plenamente convicto de que Deus era poderoso para cumprir o que havia prometido.

Assim, também isso lhe foi atribuído para justiça.

E as palavras “lhe foi atribuído” foram escritas não somente por causa dele,

mas também por nossa causa, visto que a nós igualmente nos será atribuído, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,

o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação.