Romanos 9 Bíblia Almeida Revista e Atualizada - ARA

Leia Online o capítulo 9 de Romanos na Bíblia Almeida Revista e Atualizada - ARA. Inclui todos os versículos da bíblia e pode ser ouvido em forma de áudio.

Compartilhe:

Paulo e a incredulidade dos judeus

Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:

tenho grande tristeza e incessante dor no coração;

porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.

São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;

deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

A rejeição de Israel não é incompatível com as promessas de Deus

E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas;

nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas:

Em Isaque será chamada a tua descendência.

Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa.

Porque a palavra da promessa é esta:

Por esse tempo, virei, e Sara terá um filho.

E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai.

E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),

já fora dito a ela:

O mais velho será servo do mais moço.

Como está escrito:

Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.

A rejeição de Israel não é incompatível com a justiça de Deus

Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!

Pois ele diz a Moisés:

Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.

Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.

Porque a Escritura diz a Faraó:

Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.

Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.

A soberania de Deus

Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?

Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?

Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?

Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,

a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão,

os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Assim como também diz em Oseias:

Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada;

e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo.

Mas, relativamente a Israel, dele clama Isaías:

Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.

Porque o Senhor cumprirá a sua palavra sobre a terra, cabalmente e em breve;

como Isaías já disse:

Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, ter-nos-íamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.

Israel é responsável pela sua rejeição

Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé;

e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei.

Por quê? Porque não decorreu da fé, e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço,

como está escrito:

Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.