Romanos 9 Bíblia Almeida Século 21 - A21

Leia Online o capítulo 9 de Romanos na Bíblia Almeida Século 21 - A21. Inclui todos os versículos da bíblia e pode ser ouvido em forma de áudio.

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A tristeza de Paulo por Israel

Digo a verdade em Cristo, não minto. Minha consciência dá testemunho comigo, no Espírito Santo,

de que tenho grande tristeza e incessante dor no coração.

Porque eu mesmo desejaria ser amaldiçoado e excluído de Cristo, por amor de meus irmãos, meus parentes segundo a carne.

Eles são israelitas, e deles são a adoção, a glória, as alianças, a promulgação da lei, o culto e as promessas;

deles são os patriarcas, e deles descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.

A graça de Deus liberta

Não é o caso de a palavra de Deus ter falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas;

nem por serem descendência de Abraão são todos seus filhos; mas:

Por meio de Isaque a tua descendência será chamada.

Isto é, não são os filhos naturais que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa é que são contados como descendência.

Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.

E não somente isso, mas também a Rebeca, que concebeu de Isaque, nosso pai

(pois os gêmeos ainda não tinham nascido, nem praticado o bem ou o mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),

se disse:

O mais velho servirá ao mais novo.

Como está escrito:

Amei a Jacó, mas rejeitei a Esaú.

Que diremos? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum.

Porque ele diz a Moisés:

Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e compaixão de quem eu quiser ter compaixão.

Assim, isso não depende da vontade nem do esforço de alguém, mas de Deus mostrar misericórdia.

Pois a Escritura diz ao faraó:

Para isto mesmo te levantei: para mostrar em ti o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.

Portanto, ele tem misericórdia de quem quer e endurece a quem quer.

Então me dirás: Por que Deus ainda se queixa? Pois, quem pode resistir à sua vontade?

Mas quem és tu, ó homem, para argumentares com Deus? Por acaso a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?

Ou o oleiro não tem poder sobre o barro, para com a mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?

E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, prontos para a destruição;

para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que preparou de antemão para a glória,

os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Como diz ele também em Oseias:

Chamarei “Não-meu-povo” de “Meu-povo”; e a “Não-amada” de “Amada”.

E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; aí serão chamados filhos do Deus vivo.

Também Isaías exclama acerca de Israel:

Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.

Porque o Senhor executará a sua palavra sobre a terra, de maneira completa e decisiva.

E como antes dissera Isaías:

Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, teríamos nos tornado como Sodoma, e seríamos semelhantes a Gomorra.

Que diremos? Que os gentios, que não buscavam justiça, alcançaram justiça, mas justiça que vem da fé.

Mas Israel, buscando a lei da justiça, não alcançou essa lei.

Por quê? Porque não a buscaram pela fé, mas com base nas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço.

Como está escrito:

Eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de ofensa; e quem nela crer não será envergonhado.