1 Reis 15 Bíblia Almeida Século 21 - A21
Leia Online o capítulo 15 de 1 Reis na Bíblia Almeida Século 21 - A21. Inclui todos os versículos da bíblia e pode ser ouvido em forma de áudio.
Compartilhe:
O rei Abias imita a maldade de seu pai
No décimo oitavo ano do rei Jeroboão, filho de Nebate, Abias começou a reinar em Judá;
e reinou três anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Maaca e era filha de Absalão.
Ele seguiu todos os pecados que seu pai havia cometido antes dele; não foi íntegro para com o Senhor, seu Deus, como foi seu pai Davi.
Mas, por amor a Davi, o Senhor lhe deu uma lâmpada em Jerusalém, levantando seu sucessor e dando estabilidade a Jerusalém;
porque Davi fez o que era reto aos olhos do Senhor e não se desviou de tudo o que lhe ordenou durante toda a sua vida, a não ser no caso do heteu Urias.
E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os dias da vida dele.
Os demais atos de Abias e todas as suas realizações estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá. Também houve guerra entre Abias e Jeroboão.
Abias descansou com seus pais, e o sepultaram na Cidade de Davi. Asa, seu filho, reinou em seu lugar.
Asa faz um bom reinado em Judá
No vigésimo ano de Jeroboão, rei de Israel, Asa começou a reinar em Judá,
e reinou quarenta e um anos em Jerusalém. Sua avó se chamava Maaca e era filha de Absalão.
Asa fez o que era reto perante o Senhor, como Davi, seu pai.
Porque tirou da terra os prostitutos e removeu todos os ídolos que seus pais haviam feito.
Destituiu até sua avó Maaca da posição de rainha-mãe, porque ela havia feito um objeto abominável para servir de ídolo sagrado. Asa destruiu esse ídolo e o queimou perto do ribeiro de Cedrom.
Mas Asa não removeu os altares das colinas, embora seu coração tenha sido reto para com o Senhor todos os seus dias.
Ele trouxe para o templo do Senhor os objetos que seu pai havia consagrado e os objetos que ele mesmo consagrara: prata, ouro e vasos.
Guerra entre Asa e Baasa
E houve guerra entre Asa e Baasa, rei de Israel, durante todo o seu reinado.
Pois Baasa, rei de Israel, invadiu Judá e construiu Ramá, para que ninguém pudesse sair nem entrar no território de Asa, rei de Judá.
Então Asa pegou toda a prata e o ouro que ficaram nos tesouros do templo do Senhor, e os tesouros do palácio real, e os entregou nas mãos de seus servos. O rei Asa os enviou a Ben-Hadade, filho de Tabrimom, filho de Heziom, rei da Síria, que habitava em Damasco, dizendo:
Façamos uma aliança, como houve entre meu pai e teu pai. Eu te mando um presente de prata e de ouro. Vai e anula tua aliança com Baasa, rei de Israel, para que ele se afaste de mim.
Ben-Hadade atendeu ao rei Asa e enviou os capitães dos seus exércitos contra as cidades de Israel; e conquistou Ijom, Dã, Abel-Bete-Maaca, e todo o distrito de Quinerete, com todo o território de Naftali.
Quando Baasa ouviu isso, parou a construção de Ramá e ficou em Tirza.
Então, o rei Asa determinou em todo Judá que todos, sem exceção, trouxessem as pedras de Ramá e a madeira com que Baasa a edificava. Com elas o rei Asa edificou Geba de Benjamim e Mispá.
Os demais atos de Asa e todo o seu poder, e todas as suas realizações, e as cidades que edificou, estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá. Porém, na velhice, ele ficou doente dos pés.
Asa descansou com seus pais e foi sepultado com eles na Cidade de Davi, seu pai; e seu filho Josafá reinou em seu lugar.
O reinado reprovável de Nadabe
Nadabe, filho de Jeroboão, começou a reinar sobre Israel no segundo ano de Asa, rei de Judá, e reinou dois anos em Israel.
Ele fez o que era mau perante o Senhor, andando nos caminhos de seu pai e no pecado com que havia feito Israel pecar.
Baasa, filho de Aías, da tribo de Issacar, conspirou contra ele e o feriu mortalmente em Gibetom, que pertencia aos filisteus; pois Nadabe e todo o Israel sitiavam Gibetom.
Baasa o matou no terceiro ano de Asa, rei de Judá, e reinou em seu lugar.
Logo que começou a reinar, atacou toda a família de Jeroboão. Não deixou viver ninguém da família de Jeroboão que tivesse sobrevivido, conforme a palavra que o Senhor falara por intermédio de seu servo Aías, o silonita,
por causa dos pecados que Jeroboão havia cometido, e com que havia feito Israel pecar, e do modo como havia provocado à ira o Senhor, Deus de Israel.
Os demais atos de Nadabe e tudo o que realizou estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel.
Houve guerra entre Asa e Baasa, rei de Israel, todos os seus dias.
A profecia de Jeú contra Baasa, rei de Judá
No terceiro ano de Asa, rei de Judá, Baasa, filho de Aías, começou a reinar sobre todo o Israel em Tirza, e reinou vinte e quatro anos.
Ele fez o que era mau perante o Senhor, seguindo o caminho de Jeroboão e o pecado com que havia feito Israel pecar.