Versículos Sobre Sonhos

Separamos os principais versículos sobre Sonhos na Bíblia.

Deus diz para não desistirmos de nossos sonhos. Ele nos diz que devemos buscar seguir nossos objetivos, desde que eles não nos afastem dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Nossos sonhos não devem ser maiores do que o que Deus tem para nós. Devemos nos unir a Ele em objetivos e seguirmos juntos, pois Ele sabe o que é melhor para nós.

Devemos pedir o discernimento do Espírito Santo para entendermos se nossos sonhos não nos afastam de Deus. Devemos nos colocar à disposição do Pai, para fazermos tudo o que Ele quer de nós.

Vejamos os principais versículos sobre Sonhos na Bíblia.

Principais versículos sobre Sonhos!

Separamos alguns versículos que falam sobre sonhos  que podem ser tanto sonhos enviados pelo próprio Senhor ou aqueles sonhos que estão mais voltados na questão de “ realização pessoal”. Veja os principais versículos sobre sonhos na Bíblia.

  1. Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.
    Efésios 3:20 - NVI
  2. "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.
    Joel 2:28 - NVI
  3. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.
    Provérbios 16:3 - NVI
  4. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
    Salmos 37:4 - NVI
  5. Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos", declara o Senhor. "Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem lhes autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo", declara o Senhor.
    Jeremias 23:32 - NVI

Versículos Bíblicos sobre Sonhos

Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
Provérbios 16:3 - ACF

Tudo posso naquele que me fortalece.
Filipenses 4:13 - NVI

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
Atos 2:17 - ACF

E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui.
Gênesis 31:11 - NVI

Deus disse: —Agora escutem o que vou dizer. Quando há profetas entre vocês, eu apareço a eles em visões e falo com eles em sonhos.
Números 12:6 - NVI

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.
Provérbios 19:21 - NVI

O que a Bíblia fala sobre Sonhos?

Os sonhos nada mais são do que um conjunto ou uma série de pensamentos e imagens que acontecem durante os nossos sonhos.

Normalmente os nossos sonhos estão relacionados com as coisas que acontecem em nosso dia a dia,  e quando dormimos,  alguns dos acontecimentos que ocorreram em nossas vidas o nosso cérebro reformula esses acontecimentos muitas vezes de forma aleatória e sem sentido. Mas a Bíblia traz a questão sobre o sono de forma totalmente diferente.

O sonho segundo as Escrituras podem ser enviados de forma divina,  como por exemplo em 

Gênesis 28:12 - NVI, onde Jacó teve uma revelação através do sonho o qual ele viu uma grande escada que estava apoiada na terra e até sobre as nuvens essa escada se estendia. No topo dessa escada ele viu os anjos de Deus que desciam e subiam por ela.

Também vemos outro tipo de sonho que pode ser enviado pelo maligno.  Em Deuteronômio 13 - ACF  está escrito que  se algum “profeta” ou algum “sonhador” se levantar com algum sinal ou prodígios,  e se esse mesmo “profeta” disser para que o povo adore a outros Deuses,  esse homem deveria ser considerado um “falso profeta”.

Os sonhos são considerados pela bíblia algo de muito valor.  Os sonhos quando são enviados pelo Senhor  sempre irão favorecer aqueles que receberam esse maravilhoso presente . Os sonhos enviados por Deus podem significar;

  • Um alerta ao homem de algo que ele não deve fazer;
  • Uma visão sobre o futuro;
  • Uma exortação ou para o sonhador ou para alguém que o senhor deseja exortar através deste sonhador;

5 Motivos para deixar seus Sonhos nas Mãos de Deus

Os sonhos também podem ser no sentido de “um grande desejo de realizar algo”, algum objetivo, algum projeto de vida e etc..  como cristãos acreditamos que devemos também ter razões e motivos para sonhar,  por isso separamos cinco motivos para que você não desista dos seus sonhos:

  1. Os nossos planos e sonhos normalmente são enganosos  e não estão no centro da vontade de Deus,  Por isso devemos orar a Deus para que Ele coloque os seus propósitos em nosso coração,  assim não iremos nos entristecer. Provérbios 19:21 - NVI
  2. Tudo que fizermos devemos orar e consagrar a Deus,  desta forma sempre estaremos preocupados em agradá-Lo,  e assim os nossos sonhos serão bem-sucedidos. Provérbios 16:3 - NVI
  3. O temor,  o respeito e o amor por Deus e a Sua Palavra faz com que todos os nossos sonhos sejam pensados para agradar a Ele primeiramente. 
  4. Buscar ao Senhor em primeiro lugar e também o Seu Reino e a sua justiça faz com que os nossos sonhos estejam sempre alinhados com a vontade de Deus,  e assim tudo o que fizermos e desejarmos será realizado,  mas somente se esses planos forem para engrandecer o nome de Deus. Mateus 6:33 - NVI
  5. Os planos de Deus sempre são melhores do que os nossos,  pois Deus não quer o nosso mal,  pelo  contrário,  Ele nos ama e cuida de nós,  então que venhamos deixar os nossos planos na mão do Senhor,  pois Ele deseja nos prosperar e Ele tem planos que nos dá esperança e um futuro melhor. Jeremias 29:11 - NVI

Veja mais sobre Sonhos nas Escrituras Sagradas

A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos.

Daniel 1:17 - NVI

ele lhes disse: "Tive um sonho que me perturba e quero saber o que significa".

Daniel 2:3 - NVI

Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.

Mateus 1:20 - NVI

Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: "Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele".

Mateus 27:19 - NVI

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Mateus 6:33 - NVI

Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo.

Eclesiastes 5:3 - NVI

Em meio a tantos sonhos, absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus.

Eclesiastes 5:7 - NVI

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Jeremias 29:11 - NVI

O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha com o trigo? ", pergunta o Senhor.

Jeremias 23:28 - NVI

Então Salomão acordou e percebeu que tinha sido um sonho. Depois voltou a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, sacrificou holocaustos e apresentou ofertas de comunhão. Então deu um banquete para toda a sua corte.

1 Reis 3:15 - NVI

Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: "Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim".

Gênesis 37:9 - NVI

Eles responderam: "Tivemos sonhos, mas não há quem os interprete". Disse-lhes José: "Não são de Deus as interpretações? Contem-me os sonhos".

Gênesis 40:8 - NVI

Dois anos se passaram. Um dia o rei do Egito sonhou que estava de pé na beira do rio Nilo.

Gênesis 41:1 - NVI

Quando Gideão ouviu o sonho e a sua interpretação, adorou a Deus. Voltou para o acampamento de Israel e gritou: "Levantem-se! O Senhor entregou o acampamento midianita nas suas mãos".

Juízes 7:15 - NVI

O faraó disse a José: "Tive um sonho que ninguém consegue interpretar. Mas ouvi falar que você, ao ouvir um sonho, é capaz de interpretá-lo".

Gênesis 41:15 - NVI

Respondeu-lhe José: "Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável".

Gênesis 41:16 - NVI

Pregações sobre Sonhos

Separamos também algumas pregações sobre Sonhos:

  • Andando na vontade de Deus -  Luciano Subirá
    Clique aqui e assista a pregação sobre "vontade de Deus".
  • Os planos de Deus -  Augustus Nicodemus
    Clique aqui e assista a pregação do Pr Augustus Nicodemus
  • Entenda os planos de Deus - Pr Augustus Nicodemus
    Clique aqui e assista a pregação sobre "planos de Deus".
  • Não desista dos seus sonhos
    Clique aqui e assista

O que achou desses versículos?

Esperamos que tenha sido de grande ajuda esse tema Versículos Sobre Sonhos.

Veja também esses outros temas logo abaixo. Talvez seja do seu interesse.

Deus abençoe!

Leia também:
Voltar ao topo