Versículos de Conquista

Nos dias de hoje vemos muitos pregadores e ouvimos muitas mensagens com enredo triunfalista, com a conquista acima de tudo, tornou-se uma ambição de muitas “igrejas” gananciosas e obstinadas em amar mais as coisas desta terra do que o criador que fez todas as coisas pelo poder da sua Palavra santa e verdadeira.

Não que esteja errado também têm qualquer ou obter alguma conquista, lógico que não, mas a conquista em si só e para o meu deleite, pode ser prejudicial à saúde minha espiritual e me afastar do verdadeiro propósito de adorar a Deus. O crente triunfar em Cristo Jesus, todos os bens desta terra não serão comparáveis a glória que está por vir, a salvação eterna com o seu Senhor.

Veremos a seguir:

  • Significado de Conquista
  • O que a Bíblia fala sobre Conquista?
  • Principais Versículos sobre Conquista
  • Qual é a Conquista que o cristão deve buscar?
  • O direito do vencedor - Apocalipse 3:21
  • É Deus que nos dá Vitória - 1 Coríntios 15:55-57
  • Versículos sobre Conquista na Bíblia
  • Jesus venceu o mundo - João 16:33
  • Palavras sobre Conquista
  • Versículos de Conquista
  • O que a Bíblia fala sobre Conquista?
  • Palavra sobre Conquista
  • Jesus venceu o mundo - João 16:33

Significado de Conquista

Se tem uma coisa que motiva o ser humano ao crescimento, é a conquista. Conquistar alguma coisa, como um cargo no trabalho, uma casa, a admiração de alguém, é muito satisfatório. As conquistas humanas permitem adquirir mais autoconfiança, à medida que alcançamos coisas novas.

No dicionário, a palavra conquista expressa a ideia de apossar-se de algo, subjugar, alcançar e conseguir alguma coisa. Ou seja, é avançar de um polo para outro. Como dizem os coachs da vida, "é sair do ponto A para o ponto B" Em outras palavras, a conquista implica em uma transformação que pode ser aparente ou não. 

Por exemplo, comprar um carro é uma conquista explícita, já o ato de perdoar é uma conquista abstrata. No entanto, ambas as conquistas trazem transformações. 

Por outro lado, comprar um carro pode ser uma despesa, se vista por outro aspecto. Sendo assim ,a conquista vai depender muito do objetivo de quem está buscando. 

Geralmente, o esforço humano traz esse tipo de transformação. E isso é muito saudável. Uma pessoa sem planos futuros ou sem um pouco de ambição, pode não estar em boas condições psicológicas. É do homem querer trilhar novos caminhos, criar metas para alçar novos voos.  

O que a Bíblia fala sobre Conquista?

Falar de conquista na Bíblia é um assunto muito extenso e com muitas variantes dentro da Palavra de Deus. Enfim, vou fazer um breve comentário sobre o tema conquista sob a ótica de Jesus Cristo.

No sermão conhecido como o “Sermão da Montanha”, o Senhor Jesus afirma que não devemos ser como os incrédulos, ansiosos e preocupados com o que comer e o que beber. Eles são assim porque não conhecem o Senhor e a sua bondade e amor. Ou seja, eles não possuem a fé verdadeira. Mas nós, que confiamos no Senhor e buscamos o seu reino e a sua justiça, seremos plenamente satisfeitos e não teremos falta de nada. Nem do que comer, beber ou vestir, porque conquistamos o melhor, o reino de Deus (Mateus 6:24-34) - ACF.

Na parábolas das dez virgens, Jesus Cristo nos conta uma história fictícia, mas com fundo espiritual, sobre dez (10) virgens que aguardavam a vinda do Noivo com suas lamparinas. Cinco (05) eram sensatas e suas lamparinas estavam cheias e as outro cinco (05) eram loucas, insensatas e imprudentes e estavam com as lamparinas com pouco óleo para a noite toda. Jesus Cristo diz que as dez estavam à espera do Noivo (representa Jesus Cristo), e as dez virgens representam a igreja. Cinco (05), são os crentes fiéis à Palavra e ao Senhor, as outras cinco (05), são os inconstantes.

O fato é que, as cinco (05) prudentes, que estavam com suas lamparinas cheias de óleo, foram surpreendidas com a chegada do Noivo, repentinamente. Logo após, foram levadas com ele para o seu reino, conquistando a vida eterna. Já as cinco (05) imprudentes, foram deixadas para trás, porque não estavam com suas lamparinas cheias. Então, deixaram de conquistar o reino de Deus (Mateus 25:1-13) - ACF.

Principais Versículos sobre Conquista

Esses são os principais versículos que falam sobre conquista na Bíblia:

A Bíblia diz que todos os que  foram nascidos de Deus  irão vencer este mundo. Nós que somos nova criatura  iremos vencer o mundo através da nossa fé que é gerada pelo Espírito Santo de Deus por intermédio de Jesus Cristo.
1 João 5:4 - NVI

Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.
Apocalipse 3:21 - NVI

Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Romanos 8:37 - NVI

Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.
Filipenses 3:12 - NVI

Qual é a Conquista que o cristão deve buscar?

A maior conquista do cristão deve ser de buscar a Presença de Deus aqui na terra. Muitos crêem que a vida eterna é somente um outro plano físico. Porém, está escrito em João 17:3 - ACF, que a vida eterna é conhecer Jesus e seu Pai. 

Em outras palavras, precisamos de um relacionamento íntimo com Deus e Seu filho através do Espírito. Para isso, meditamos na Palavra, oramos e adoramos. Todas essas formas de contato com o nosso Senhor Jesus, nos afastam do medo, do pecado e das preocupações com os cuidados da vida.

Tudo isso se torna uma grande conquista para quem confia plenamente em Deus. Existem promessas para o vencedor que estão escritas em Apocalipse 2:7 - ACF. Acima de tudo, o versículo sinaliza para que tenhamos atenção ao que o Espírito diz às igrejas

Sendo assim, nada melhor que analisarmos as cartas às sete igrejas. Todas elas caíram em algum pecado. Essas cartas nos dão uma direção para alinharmos as nossas vidas. Em breve, tratemos um estudo completo sobre as cartas às sete igrejas. 

O direito do vencedor - Apocalipse 3:21

Está escrito em Apocalipse 3:21 - ACF: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Comentário ou Mediação sobre o Versículo:

A Palavra aponta diversas promessas para o homem que trilha os caminhos do Senhor. Acima de tudo, precisamos entender que essas promessas são condicionais. 

No verso acima, vemos uma promessa muito boa para quem vencer. Outro ponto importante, é termos em mente que lutas vão ocorrer. Ou seja, não existe vitória sem lutas. Por isso, a Palavra de Apocalipse é bem clara no que diz respeito à promessa.

Jesus afirma que venceu e, por este motivo, Ele está assentado no trono. Com isso, todos aqueles que vencerem, terão direito ao mesmo trono em que Ele se assenta nas regiões celestiais. 

Agora, quais serão as lutas que precisamos vencer para termos direito a essa glória? Se pensarmos no que Cristo passou, veremos que são muitas. Podemos começar pela perseguição no Seu nascimento, a tentação no deserto, o confronto dos escribas e fariseus e a perseguição de Roma. 

Contudo, em tudo o Senhor venceu, porque  o Seu reino não é daqui da terra. Nós também temos lutas diárias que tratam o nosso caráter que nos alinham a Sua vontade.

Uma dessas lutas é aprender a perdoar. Como está em Marcos 11:26 - ACF, aquele que não perdoa, não será perdoado. Existem inúmeras circunstâncias que vão nos qualificar para nos tornarmos vencedores.

O grande princípio da salvação é o perdão divino pelos nossos pecados. Seguidamente, o vencedor, aquele que já reconheceu Cristo como seu Senhor e Salvador, se assentará no trono com Cristo se beber do mesmo cálice que Ele bebeu. 

É Deus que nos dá Vitória - 1 Coríntios 15:55-57

Está escrito em 1 Coríntios 15:55-57 - NVI: “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.”

Vencer nossas fraquezas é sinônimo de vitória na caminhada cristã. Em tudo somos atribulados e, essas tribulações nos aperfeiçoam para carregar um grande peso de glória. O mundo ainda não viu e não reconhece a grandeza do Senhor. Assim, ele vive em constantes descobertas de paixões que não preenchem a alma.

Nós, porém, sabemos que a alegria maior está em Cristo. Portanto, nossa esperança não é vã, já que olhamos para o Eterno. Sendo assim, todas as lutas e dificuldades nos ajudam a andar como Ele andou.

De repente, as coisas podem deixar de andar conforme queremos, pois existem situações que ficam fora do nosso controle. Porém, se não tivermos a oportunidade de ter compaixão, dificilmente seremos compassivos.

Após a morte de Lázaro, Jesus chorou. Afinal, Lázaro era um grande amigo Seu. Apesar de tudo, do túmulo já fechado há quatro dias, Jesus podia curá-lo. No entanto, Ele também passou pela dor como seus familiares passaram. 

De certa maneira, existem situações que nos levam a um estado de compaixão e piedade, para que possamos ver com os olhos de Jesus. Nada melhor que a experiência para desenvolver o nosso caráter,   a fim de que nos pareçamos com Ele.

Andar como Jesus andou é a obra que o Espírito Santo desenvolve em nós a cada dia. Assim, não precisamos nos abalar. Em primeiro lugar, precisamos entender o motivo daquela situação desagradável, aparentemente, aparecer em nossas vidas. Mas, no fim, sabemos que tudo é para nosso aperfeiçoamento. Essa é a grande obra do Senhor. 

Versículos sobre Conquista na Bíblia

Separamos os versículos que falam sobre Conquista na Bíblia;

Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Coríntios 15:55-57 - ACF

E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.
Apocalipse 6:2 - ACF

Pois o Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos.
Deuteronômio 20:4 - ACF

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Efésios 6:13 - ACF

Versículos sobre Conquista na versão NVT

O atleta não conquista o prêmio se não seguir as regras.
2 Timóteo 2:5 - NVT

Vocês não sabem que, numa corrida, todos competem, mas apenas um ganha o prêmio? Portanto, corram para vencer.
O atleta precisa ser disciplinado sob todos os aspectos. Ele se esforça para ganhar um prêmio perecível. Nós, porém, o fazemos para ganhar um prêmio eterno.
Por isso não corro sem objetivo nem luto como quem dá golpes no ar.
Disciplino meu corpo como um atleta, treinando-o para fazer o que deve, de modo que, depois de ter pregado a outros, eu mesmo não seja desqualificado.
1 Coríntios 9:24-27 - NVT

Posso todas as coisas por meio de Cristo, que me dá forças.
Filipenses 4:13 - NVT

Todos eles morreram na fé e, embora não tenham recebido todas as coisas que lhes foram prometidas, as avistaram de longe e de bom grado as aceitaram. Reconheceram que eram estrangeiros e peregrinos neste mundo.
Hebreus 11:3 - NVT

Visto, portanto, que os filhos são seres humanos, feitos de carne e sangue, o Filho também se tornou carne e sangue, pois somente assim ele poderia morrer e, somente ao morrer, destruiria o diabo, que tinha o poder da morte.
Só dessa maneira ele libertaria aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.
Hebreus 2:14-15 - NVT

Versículos sobre Conquista na versão NTLH

Como fiel soldado de Cristo Jesus, tome parte no meu sofrimento.
Pois o soldado, quando está servindo, quer agradar o seu comandante e por isso não se envolve em negócios da vida civil.
O atleta que toma parte numa corrida não recebe o prêmio se não obedecer às regras da competição.
2 Timóteo 2:3-5 - NTLH

porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo.
1 João 5:4 - NTLH

Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida.
1 Timóteo 6:19 - NTLH

Em seguida apareceu a Tiago e, mais tarde, a todos os apóstolos.
1 Coríntios 15:57 - NTLH

Versículos sobre Conquista em outras versões da Bíblia

Desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus é tomado à força, e os que se esforçam, são os que o conquistam.
Mateus 11:12 - TB

o qual também nossos pais, sob a direção de Josué, tendo-o por sua vez recebido, o introduziram na terra, ao conquistá-la das nações, que Deus expulsou da presença deles até os dias de Davi.
Atos 7:45 - TB

Versículos em Salmos sobre Conquista

Separamos também alguns versículos curtos no livro de Salmos:

  • Salmos 44:3 - NVT“Não foi por suas espadas que eles conquistaram a terra, não foi pela força de seus braços que alcançaram vitória. Foi pela tua mão direita e pelo teu braço forte, pela luz intensa do teu rosto; foi por causa do teu amor por eles”.
  • Salmos 108:13 - NVI “Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisará os nossos adversários”.
  • Salmos 27:1 - NVI “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?”
  • Salmos 91:7 - NVI “Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá”.

Versículos em Provérbios sobre Conquista

Esses são os principais provérbios que fala sobre Conquista na Bíblia:

  • Provérbios 18:19 - ACF “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio”.
  • Provérbios 11:3 - VC “A integridade dos justos serve-lhes de guia; mas a perversidade dos pérfidos arrasta-os à ruína”.
  • Provérbios 21:22 - NVT “O sábio conquista a cidade dos fortes e derruba a fortaleza em que eles confiam”.
  • Provérbios 11:16 - NVI “A mulher bondosa conquista o respeito, mas os homens cruéis só conquistam riquezas”.
  • Provérbios 13:15 - AA “O bom senso alcança (conquista) favor; mas o caminho dos prevaricadores é áspero”.
  • Provérbios 11:30 - NAA “O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha (conquista) almas é sábio.”.
  • Provérbios 3:5-6 - NVI “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”.

Palavra sobre Conquista

Principal versículo de Conquista

Muitas pessoas perguntam; - "Qual é o principal texto de Conquista”?

Muitos textos podem ser usados para Conquista, contudo, acreditamos que o texto que se encontra em João 16:33 seja um dos principais versículos para ser abordado aqui.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33 - ACF

Jesus venceu o mundo - João 16:33

Comentário sobre o Versículo:

Jesus Cristo venceu o mundo e o perverso na cruz do calvário na unção do Espírito de Deus ao ressuscitar no terceiro dia, e foi na cruz que os pecados de toda a humanidade foi perdoado pela conquista de Jesus Cristo,  e por este motivo o Pai celestial deu a Seu Filho unigênito todo poder que está nos céus e na Terra, não a um ser mais poderoso do que Jesus Cristo, e chegará o dia que o Senhor Jesus conquistará o grande feito, onde todo joelho  se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2:5-11).

Palavras sobre Conquista

Separamos também algumas palavras de Conquista:

  • Reconstrua sua vida - Pr  Paulo Júnior
    Clique aqui e assista a pregação
  • Os crentes são covardes - Pastor Paulo Júnior
    Clique aqui e assista a pregação do Pr
  • Chegou a sua vez de cruzar o Jordão - Pr  Hernandes Dias
    Clique aqui e assista a pregação sobre "Conquista".
  • Renove suas forças - Pr  Hernandes
    Clique aqui e assista a pregação do Pr

O que achou desses versículos?

Esperamos que tenha sido de grande ajuda esse tema Versículos de Conquista.

Veja também esses outros temas logo abaixo. Talvez seja do seu interesse.

Deus abençoe!

Leia também:
Voltar ao topo