Cana na Bíblia

No hebraico são usadas duas palavras diferentes; no grego, kálamos. A cana referida em Jeremias 51:32 obviamente é um tipo especial, por ser a única vez em que uma daquelas duas palavras hebraicas é usada, a qual está vinculada à ideia de "poço", pois enfatiza o local onde medrava a cana.

A outra palavra hebraica é usada em 2 Reis 18:21; Isaías 36:6 e Ezequiel 29:6, aludindo a uma cana ou mesmo a uma trave. Outro tanto pode ser dito sobre a palavra grega kálamos.

Passagens Bíblicas sobre Cana

Veja a seguir todos versículos sobre Cana que estão na Bíblia:

De Efraim saiu a sua raiz contra Amaleque; e depois de ti vinha Benjamim dentre os teus povos; de Maquir desceram os legisladores, e de Zebulom os que levaram a Cana do escriba.

Também o Senhor ferirá a Israel como se agita a Cana nas águas; e arrancará a Israel desta boa terra que tinha dado a seus pais, e o espalhará para além do rio; porquanto fizeram os seus ídolos, provocando o Senhor à ira.

Eis que agora tu confias naquele bordão de Cana quebrada, no Egito, no qual, se alguém se encostar, entrar-lhe-á pela mão e a furará; assim é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam.

Porque será como o segador que colhe a Cana do trigo e com o seu braço sega as espigas; e será também como o que colhe espigas no vale de Refaim.

Eis que confias no Egito, aquele bordão de Cana quebrada, o qual, se alguém se apoiar nele lhe entrará pela mão, e a furará; assim é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam.

A Cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.

Não me compraste por dinheiro Cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades.

Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor Cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios.

E saberão todos os moradores do Egito que eu sou o Senhor, porquanto se tornaram um bordão de Cana para a casa de Israel.

E, havendo-me levado ali, eis que um homem cuja aparência era como a do bronze, tendo um cordel de linho na sua mão e uma Cana de medir, e estava em pé na porta.

E havia um muro fora da casa, em seu redor, e na mão do homem uma Cana de medir, de seis côvados, cada um dos quais tinha um côvado e um palmo; e ele mediu a largura do edifício, uma Cana, e a altura, uma Cana.

Então veio à porta que olhava para o caminho do oriente, e subiu pelos seus degraus; mediu o umbral da porta, uma Cana de largo, e o outro umbral, uma Cana de largo.

E cada câmara tinha uma Cana de comprido, e uma Cana de largo, e o espaço entre os aposentos era de cinco côvados; e o umbral da porta, ao pé do vestíbulo da porta, por dentro, era de uma Cana.

Também mediu o vestíbulo da porta, por dentro, uma Cana.

E olhei para a altura da casa ao redor; e eram os fundamentos das câmaras laterais da medida de uma Cana inteira, seis côvados grandes.

Mediu o lado oriental com a Cana de medir, quinhentas Canas, com a Cana de medir, ao redor.

Mediu o lado do norte, com a Cana de medir, quinhentas Canas ao redor.

Mediu também o lado do sul, com a Cana de medir, quinhentas Canas.

Deu uma volta para o lado do ocidente, e mediu, com a Cana de medir, quinhentas Canas.

E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma Cana agitada pelo vento?

Não esmagará a Cana quebrada,enão apagará o morrão que fumega,até que faça triunfar o juízo;

E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma Cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.

E, cuspindo nele, tiraram-lhe a Cana, e batiam-lhe com ela na cabeça.

E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa Cana, dava-lhe de beber.

E feriram-no na cabeça com uma Cana, e cuspiram nele e, postos de joelhos, o adoraram.

E um deles correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo-a numa Cana, deu-lho a beber, dizendo: Deixai, vejamos se virá Elias tirá-lo.

E, tendo-se retirado os mensageiros de João, começou a dizer à multidão acerca de João: Que saístes a ver no deserto? uma Cana abalada pelo vento?

E foi-me dada uma Cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.

E aquele que falava comigo tinha uma Cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.

E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a Cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.

O que achou deste tema?

Esperamos que tenha sido de grande ajuda esse estudo sobre Cana.

Veja também esses outros temas logo abaixo

Leia também: